Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária de hoje (4/6) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

PARADAS - Adeli Sell (PT) cobrou do Executivo agilidade para o processo de licitação para o mobiliário urbano da cidade. Segundo ele, o processo está trancado na Secretaria de Gestão, enquanto as paradas de ônibus estão em estado precário. "Salvador, Recife e Rio de Janeiro têm mobiliário urbano de Primeiro Mundo graças a licitação para exploração dos espaços pela iniciativa privada. "Dias atrás, viramos vexame nacional quando uma parada na avenida Goethe foi transformada em galinheiro." (MAM)

NATUREZA - Tarciso Flecha Negra (PDT) pediu aos professores que incentivem seus alunos a preservar a natureza, promovendo passeios pelos parques da cidade. Disse que a orla do Guaíba, por exemplo, está bonita, com vários campos e quadras esportivas. "Vamos levar os alunos aos parques para ajudar na limpeza, recolhendo material reciclável." Tarciso elogiou ainda trabalho do funcionário da Smam Carlos Aguiar, o Teixeirinha, que produz brinquedos a partir de lixo reciclável. "É isso que temos de ensinar às nossas crianças." (MAM)

PESQUISA
- Fernanda Melchionna (PSOL) mostrou a capa de um dos jornais da capital veiculando pesquisa na qual a maioria dos gaúchos acredita que exista corrupção no governo de Yeda Crusius. "Nosso partido sempre se mostrou ferrenho na luta contra a corrupção, defendendo a redução com gastos públicos e com CCs." Segundo ela, a luta contra a corrupção no Estado já é de longa data. "Foram R$ 44 milhões desviados do Detran, contratos fraudados com fundações e figuras do alto escalão. É corrupção explícita." (ES)

AMBIENTE - Ervino Besson (PDT) elogiou as intervenções feitas no período de Comunicações Temático desta quinta-feira (4/6), que tratou da Semana do Meio Ambiente. Filho de agricultores, Besson afirmou conhecer as lides do campo. Mostrou foto de 1985 em que ele bebe água de uma vertente natural que, segundo o vereador, desapareceu desde que foram feitas construções na área. Mostrou fotos também de arroios, como o Cavalhada, em que se vê a quantidade de lixo ali depositado. “Está nas nossas mãos decidir que cidade queremos no futuro”. (CK)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)