Plenário

Lideranças

Vereadores de Porto alegre abordaram os seguintes assuntos, no periodo de Lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/9):

RENAN - José Ismael Heinen (Dem) compactuou dos desabafos dos colegas e lembrou que a quarta-feira (12/9) foi uma prova de que a democracia brasileira é superficial. Em nome da Bancada dos Democratas elogiou os senadores que foram contra a absolvição de Renan Calheiros e condenou as atitudes irresponsáveis dos senadores que se abstiveram . “Eles não se importaram com o povo brasileiro”. Ao final, elogiou a Câmara Municipal por ter tido a iniciativa de aprovar uma moção de repúdio aos senadores que votaram secretamente a favor do presidente daquela Casa Legislativa. (ES)

RENAN II - Carlos Comassetto (PT) trouxe a indignação do PT frente à decisão do Senado nesta quarta-feira (13/9). Para ele, na contramão da política nacional, a Câmara Municipal tem sido protagonista na defesa da ética e da transparência na política. “Aprovamos a diminuição do recesso, a paridade no percentual de aumento dos vereadores e funcionários, a lei do antinepotismo e o lançamento do portal transparência”, enumerou. Segundo ele, no Brasil o maior problema não são os partidos políticos, mas sim as instituições políticas que têm perdido credibilidade. “Uma Reforma Política é necessária para que, por dentro das estruturas, se modifique as posturas condenáveis de certos parlamentares”. (ES)

VERGONHA - Alceu Brasinha (PTB) manifestou muita tristeza, com o que classificou de uma verdadeira vergonha, lamentada por toda Casa. Disse que queria saber o voto de cada um dos senadores na sessão de ontem. Agradeceu a Deus ter nascido gremista numa família de doze irmãos da sua família. Destacou que o aniversário do Grêmio, que completa sábado 104 anos de fundação. Relembrou 1981, o gol de Baltazar, que deu início a melhor fase do Tricolor. Acredita que o Grêmio vai vencer o Gre-Nal por três a zero. (VBM)

SANTA - Cláudio Sebenelo (PSDB) disse estar preocupado com o “processo religioso” que está envolvendo o país.  Observou que Renam ficou todo o tempo do julgamento com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao lado. “A santa ainda teve que ouvir da “mala mentirosa”, após a sessão, que ele iria para casa rezar”. O pensamento mágico é a pior coisa que pode acontecer para este país. “O senador Mercadante disse que não iria votar contra nem a favor do presidente. Outro “messias”, que está voltando da Europa, afirmou que nada tem a ver com o julgamento no Congresso. Isto é um absurdo”, acrescentou. (VBM)

DINAMARCA - João Dib (PP) lembrou William Shakespeare: “Há algo de podre no reino da Dinamarca”, ironizando a presença de Lula naquele país. Foi algo vergonhoso para todo o país Questionou: onde está a seriedade? E defendeu a redução de senadores e deputados. Afirmou, ainda, que os que se abstiveram de votar foram mais desonestos ainda, pois acabaram votando pela não cassação de Renan Calheiros. Defendeu a reforma política uma constituinte exclusiva. “Os atuais não têm moral”. (VBM)

RENAN III - Mário Fraga (PDT) ressaltou que os acontecimentos em Brasília, nesta quarta-feira (12/9), especialmente para os gaúchos, “foram muito tristes”. Ele ressaltou que os gaúchos não admitem acontecimentos como o da absolvição do senador Renan Calheiros. “Se fosse aqui na Câmara da Capital ou na nossa Assembléia isto não ocorreria”, destacou. Mário Fraga ponderou que a Casa já cassou uma vereadora, e que o seu partido,o PDT, reuniu a executiva nacional e determinou que seus quatro senadores votassem a favor da perda do mandato do senador Renan. “Acredito e tenho convicção que assim eles fizeram”, destacou. (LO)

Ester Scotti (reg.prof.13387)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)