Plenário

Lideranças

Vereadores debateram temas da cidade na sessão desta quarta Foto: Leonardo Contursi
Vereadores debateram temas da cidade na sessão desta quarta Foto: Leonardo Contursi

Os vereadores de Porto Alegre debateram sobre os seguintes temas durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (8/2):

RUAS - Bernardino Vendruscolo (PSD) usou a tribuna para defender projeto, de sua autoria, que determina que toda vez que os vereadores aprovarem denominação de rua, a prefeitura deve ficar encarregada de comunicar os cartórios de registros de imóveis de Porto Alegre.  “Hoje, os cidadãos tem de pagar uma taxa aos cartórios para que seja feita uma pesquisa individual. Com a informação aos cartórios a cada lei aprovada o levantamento torna-se desnecessárioa, desonerando o cidadão desse custo", disse o vereador ressaltando ainda que com isso, os cartórios têm suas receitas aumentadas. (RA)

ANTENAS - Carlos Todeschini (PT) disse que o projeto que regula a distância entre antenas para celulares e residências, creches, escolas e hospitais na cidade não foi suficientemente debatido na Casa. “Agora com a proximidade da Copa 2014 querem apressar a votação”, reclamou. Comentou ainda que a proposta que tramita na Casa foi construída com intensa participação popular. De acordo com ele, a comunidade foi muito ativa neste assunto, "inclusive com a presença de técnicos da Ufrgs". Conforme informou, a proposta será debatida nesta terça-feira na Cosmam. “Precisamos debater com mais profundidade”. (RA)
 
PESQUISA
- Lucio Barcelos (PSOL) comunicou que está protocolando junto a Secretaria Municipal da Saúde pedido de financiamento para pesquisas sobre o uso de crack em Porto Alegre. Falou que fconsultou alguns pesquisadores da UFRGS e que o levantamento custa em torno de R$ 100 mil. “Precisamos saber o perfil dos usuários de crack, onde moram e classes sociais para saber exatamente do que estamos falando”, ressaltou Barcelos. Em sua  manifestação o parlamentar pediu o apoio dos demais vereadores. “É fundamental que se consiga quantificar os usuários”, defendeu. (RA)

TECNOLOGIA - Airto Ferronato (PSB) registrou os 85 anos da Rádio Gaúcha. “Minha saudação à direção, aos funcionários e aos ouvintes pela importância da Gaúcha no contexto do nosso Estado”. Falou também sobre o projeto que regula a instalação de antenas para celulares na Cidade. “Após a apresentação da proposta aqui na Casa já se passaram dez anos e, portanto, não podemos esquecer que a tecnologia avançou”. Informou ainda que, pela Comissão da Copa 2014, estará apresentando Projeto de Lei que viabilizará o uso de 4G na Cidade. “Com tecnologia digital”. (RA)

RECONHECIMENTO - Paulinho Rubem berta (PPS) - fez um reconhecimento e elogiou o papel fundamental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ao ter iniciado o cercamento de uma praça de esportes, localizada no Residencial Rubem Berta. "Costumo cobrar e fazer críticas, mas dessa vez quero reconhecer o trabalho competente do secretário ao solucionar um dos principais problemas da comunidade", afirmou. Segundo ele, depois de anos de espera, foi tirada do papel a proteção para o campo de futebol da praça. (ES)

ELOGIOS - Idenir Cecchin (PMDB) - elogiou o trabalho e dedicação do vereador Aldacir Oliboni (PT) na Câmara Municipal e desejou sorte para o novo mandato como deputado estadual que se inicia nos próximos dias. "Admiro muito e me espelho no seu trabalho com as comunidades de baixa renda na luta por uma saúde de qualidade", destacou. Além disso, reiterou na tribuna seu apoio ao projeto do vereador Airto Ferronato (PSB) que instala antenas 4G para tecnologia digital na cidade. "Porto Alegre precisa avançar e reestruturar seus equipamentos de tecnologia". (ES)

PROBLEMAS - Adeli Sell (PT) comentou sobre as dezenas de queixas que recebe diariamente de cidadãos reclamando e denunciando a retirada de árvores nos arredores de suas casas. "Quero solicitar da Smam os motivos pelos quais as retiradas estão acontecendo", afirmou. Além disso, Adeli aproveitou para alertar os vereadores sobre a demora na entrega das obras de restauração da Praça da Alfândega. "O centro de Porto Alegre é o ponto nevrálgico da cidade e merece atenção e fiscalização, pois é essencial para todo o desenvolvimento e preparação para a Copa de 2014". (ES)

PRESSA - Reginaldo Pujol (DEM) pediu calma ao vereador Adeli Sell (PT) e reiterou que a revitalização da Praça da Alfândega faz parte do projeto Monumenta - que restaura e restitui equipamentos públicos na cidade de Porto Alegre. "É uma das tarefas mais complicadas que existe para fazer, pois há muita responsabilidade e cuidado. A espera faz parte do processo, inclusive porque a pressa é inimiga da perfeição", analisou. De acordo com Pujol, a demora se justifica também devido à rede de esgoto encontrada durante as obras de execução. Na época, não havia conhecimento sobre a rede. (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)