Lideranças
Durante o período de comunicações de lideranças, na sessão desta quarta-feira (22/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:
CARREFOUR - Alceu Brasinha (PTB) voltou a reclamar da rede de supermercados Carrefour que, segundo ele, "faz mal à cidade". O vereador elogiou as redes de supermercados locais, que geram empregos e disse que continuará defendendo os pequenos empreendimentos, que são maioria e criam empregos. Lembrou que, em supermercados como o Carrefour, os próprios clientes têm de empacotar compras, ao invés de haver contratação de funcionários para isso. Segundo Brasinha, os pequenos empresários sofrem com a concorrência desleal das grandes redes de supermercados. (CS)
ARTES - Fernanda Melchionna (PSOL) destacou que, há 101 anos, nascia a Escola de Belas Artes em Porto Alegre. Fez um breve histórico do nascimento da instituição que, segundo ela, congregou pessoal das artes plásticas, da música e artes dramáticas. "O movimento estudantil, os funcionários e os professores comemoram o centenário do Instituto." A vereadora lembrou que o Instituto foi responsável pela formação de vários músicos, artistas plásticos, atores e diretores de grande qualidade, mas lamentou que os seus estudantes, atualmente, enfrentem problemas pelo sucateamento da escola, que está em situação precária, inclusive com falta de laboratórios. (CS)
PONTAL - Lúcio Barcelos (PSOL) informou que encaminhará pedido de informações ao prefeito sobre documentação que diz respeito à transferência da área da Ponta do Melo (Pontal do Estaleiro) à empresa Estaleiro Só, pois, segundo ele, faltam informações sobre o ato de transferência. "Não há nenhum documento oficial que diga qual foi a forma de transferência da propriedade do Municipio para a empresa". Citou que alguns técnicos afirmam que houve cessão com cláusula de reversão, enquanto outros dizem que a cessão ocorreu sem essa cláusula. "O objetivo é o de reaver essa área para o Município. É preciso que a prefeitura apresente documentos legais. Há informações de que estariam no Arquivo Público do Município". (CS)
HOSPITAIS - Dr. Thiago (PDT) manifestou preocupação sobre a situação de três hospitais de Porto Alegre. O Hospital Independência, segundo ele, era um hospital de referência em traumatologia e foi fechado pela crise da Ulbra. Lembrou que apenas 43 dias após ter denunciado o mal atendimento no Hospital Conceição a uma paciente com câncer de colo de útero, recebeu resposta e lamentou que dívidas trabalhistas do hospital tenham sido pagas pelo leilão de equipamentos. Já o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, disse o vereador, com mais de 750 leitos, possui 108 com atendimento privado e conveniado. "Se ação da Procuradoria tiver êxito, haverá fechamento de 48 leitos", lamentou. (CS)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)