Plenário

Lideranças

Os vereadores da Câmara Municipal iniciaram o primeiro período de Lideranças do ano de 2012 debatendo sobre os seguintes temas:

PROJETOS - Airto Ferronato (PSB) afirmou que o início dos trabalhos do Legislativo está repleto de boas e importantes propostas. "Recebemos na pauta quatro projetos de lei, dois do Executivo e dois do Legislativo", explicou. Segundo Ferronato, o projeto que autoriza a entrada de pessoas ostomizadas (que carregam bolsa coletora pós-cirurgia) pela porta da frente dos ônibus é essencial que seja debatido profundamente na Casa. "Algumas alterações precisam ser feitas para readaptar as mudanças aos dias de hoje". (ES)

REPRESENTAÇÃO - Aldacir Oliboni (PT) comentou que assumirá na Assembleia Legislativa e em seu lugar deve assumir o vereador José Freitas (PRB). Além disso, Oliboni ressaltou que em 2012 o Legislativo de Porto Alegre terá um papel muito importante, principalmente na valorização da casa e dos vereadores. "É aqui que se decide a cidade. Somos nós que representamos a população e os apelos populares", registrou. Segundo ele, é preciso continuar aproximando o Legislativo da sociedade. "Com a Câmara no ônibus e na comunidade, ouvindo sua reivindicação". (ES)

ORÇAMENTO - Paulinho Rubem Berta (PPS) anunciou que as obras do Orçamento Participativo que constrói o acesso ao Núcleo 18 no bairro Rubem Berta, foram assinadas hoje e devem ser iniciadas o quanto antes na região. "Desde 2004 estávamos reivindicando o início dessas construções e agora conseguimos efetivar, mesmo quase oito anos depois", registrou ao afirmar que é preciso recuperar os investimentos conquistados pela comunidade. "Os moradores agora podem ficar tranquilos que as obras vão andar". (ES)

CONQUISTAS - Mário Fraga (PDT) disse que é preciso exaltar todas as obras do Orçamento Participativo que foram recuperadas pelo governo de Fortunati. "Havia muitas obras paralisadas e abandonadas. Esse é o compromisso da atual prefeitura com os moradores", afirmou ao saudar o início das obras de acesso ao Núcleo 18 no bairro Rubem Berta. Para Fraga, é preciso parabenizar o esforço e dedicação dos homens públicos de Porto Alegre. "Quero saudar o secretário Cássio que se esforçou para que as obras fossem agilizadas." (ES)
 
CUBA - Luiz Braz (PSDB) referiu-se à visita que a presidente  Dilma fez a Cuba. Disse que o Brasil está gastando alguns milhões para fazer um porto naquele país. Acrescentou que “trata-se de um presente para os cubanos, para manter o regime que enriquece alguns e empobrece a maioria. Observou que outras notícias informam, ainda, a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 350 milhões para a compra de alimentos. “Estão dando dinheiro vivo ao regime cubano enquanto o povo passa enormes desgraças”, acrescentou. (VBM)
 
SINALEIRA - DJ Cassiá (PTB) criticou a demora para a instalação de uma sinaleira na Estrada Edgar Pires de Castro. Disse que já faz mais de seis meses que solicitou a instalação. “vai acontecer uma tragédia”, prevê o vereador. Observou que “se o pedido de um vereador demora tanto para uma providência, imagine o que deve demorar a solicitação de alguém do povo”.  Agradeceu ao prefeito a sanção da Lei da meia entrada para grandes espetáculos. Salientou que na reunião da bancada com os secretários municipais do partido, ficou acertado que haverá resposta imediata ao chamado dos vereadores. (VBM)
 
EMENDA - João Antônio Dib (PP) disse que estava frustrado com a regulamentação da Emenda 29, que prevê mais recursos para a saúde. Segundo ele, da forma como foi feito, os estados e municípios ficam sobrecarregados enquanto que a União, que mais arrecada, que possui mais recursos, se resguarda na contribuição. Também comentou  a ironia que significa a transferência de R$ 70 milhões para a agricultura familiar de Cuba. Comentou, ainda,  o percentual de 5,5% concedido à tarifa de ônibus de Porto Alegre, que segundo ele, ficou abaixo da inflação. (VBM)
 
PASSAGENS - Carlos Comassetto (PT) disse que o aumento das passagens de ônibus é uma responsabilidade do Executivo e do Legislativo e que a cada reajuste, surge a polêmica dos satisfeitos e insatisfeitos. Afirmou que nunca participou de qualquer análise sobre tarifas. Destacou que o transporte coletivo está muito aquém do que a cidade precisa. Propôs a criação de uma comissão especial  pra um debate profundo do mecanismo e a sistemática para o cálculo do valor das passagens. Lembrou que os tempos mudaram e que é preciso ter maior participação da sociedade nas discussões. (VBM)

CRACK - Waldir Canal (PRB) deu as boas vindas ao novo colega de bancada, vereador José Freitas. Para Canal, é uma honra estar com um vereador competente fortalecendo a bancada do partido na Câmara. Além disso, Canal comentou sobre o crack que tem sido uma praga que cada vez destrói mais vidas. "O combate às drogas é um assunto que diz respeito a todos nós. A sociedade organizada tem procurado dar sua contribuição", disse ao registrar que cerca de 40 mil jovens participaram de um evento da Força Jovem Gaúcha para reassocializar jovens ex-usuários. (ES)

TRANSPORTE - Reginaldo Pujol (Dem) comentou sobre a solicitação da Força Sindical em Porto Alegre requerendo que seja instalada na Casa uma Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar o transporte público em Porto Alegre. "A solicitação é legítima, apesar de não estar de acordo com os trâmites da Casa, mas é preciso discutir o tema". Segundo Pujol, há tempos atrás havia uma proposta para criar um comissão que enfrentasse o assunto do transporte e do aumento de passagens sem preconceito de nenhuma ordem. "É necessário seguir nesse debate". (ES)

CALÇADAS - Bernardino Vendruscolo (PSD) disse que precisa haver coragem para propor mudanças. Destacou que depois de muito pensar, resolver enfrentar a questão do Poder Público delegar aos particulares a responsabilidade pela conservação dos passeios públicos. Observou que o nome já diz “passeio público”. Lembrou que existe uma Lei que está completando quatro décadas que prevê a responsabilidade aos particulares, mas que é preciso modificá-la em favor da sociedade. Afirmou que as calçadas regulares só podem ser feitas pelo Poder Público (VBM)

REAJUSTES - João Dib (PP) retomou sua manifestação, referindo-se ao discurso do ver. Carlos Comasseto (PT) que criticou o aumento de tarifa do transporte coletivo da Capital. João Dib observou que em 2011 disponibilizou aos colegas vereadores documentos e históricos para análise dos reajustes de tarifas do transporte coletivo de Porto Alegre. Dib apóia a discussão sobre o tema, observando que o acréscimo dos valores incidem sobre o aumento de custos dos insumos de um ano para outro. "Tudo ficou mais caro na cidade", acrescenta o parlamentar. (AS)

CUBA - Idenir Cechin (PMDB) repudiou a manifestação de jornal cubano a respeito da visita da presidente Dilma à Cuba, fazendo referências às características culturais do Brasil. Cecchin manifestou também contrariedade aos investimentos do Brasil em Cuba e lamentou os gastos dos governos federal e estadual com viagens e diárias para ações dessa natureza. Além disso, o vereador aproveitou para fazer um pedido aos políticos que acompanham a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. "Olhem para o povo que precisa de Saúde e lembrem de pagar as promessas que vocês fazem em campanhas políticas". (AS)

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)