Novos projetos em tramitação
Na sessão ordinária desta quarta-feira (28/2), ingressaram no período de discussão preliminar de Pauta, para avaliação dos vereadores e vereadoras, os seguintes projetos de lei:
CADASTRO José Ismael Heinen (PFL) sugere a criação do Programa de Recuperação de Cadastro (PCR), bem como apresenta normas para regularização, junto aos órgãos públicos municipais, dos débitos de clubes sociais e associações que possuam até mil sócios. Conforme o projeto, com adesão ao PCR será possível regularizar o pagamento, com desconto e parcelamento de dívidas dos últimos dois anos, em 24 vezes, com pagamentos mensais e consecutivos. A proposta determina ainda que, com adesão ao PCR serão suspensas as cobranças de débitos, mesmo em fase judicial, das entidades devedoras.
RUAS I Margarete Moraes (PT) apresenta o nome Rua João Baptista Aveline ao logradouro conhecido atualmente como Rua 623. O homenageado era jornalista e foi conselheiro da Associação Rio-grandende de Imprensa. Carlos Todeschini (PT) sugere Rua Vereador Eloy Martins à Rua 624. Metalúrgico, Martins também se destacou como dirigente partidário. Dr. Goulart (PTB) propõe Rua Hugo de Araújo para a Rua 629, em homenagem à líder comunitário com atuação na Zona Norte da cidade. Todas as ruas estão localizadas no Loteamento Pampa, Bairro Farrapos.
RUAS II Maria Celeste (PT) apresenta os nomes Rua Joanita Castro de Freitas, ao logradouro conhecido como rua 625, Rua Alício dos Santos Marcelino à Rua 629, Rua João Batista Barboza para a Rua 627, Rua Selma Teresinha da Rocha Scheimer à Rua 630, e Praça Franciele Reis de Oliveira ao logradouro identificado como Praça 632. Todos estão localizados no loteamento Pampa, Bairro Farrapos.
COMENDA João Carlos Nedel (PP) solicita a Comenda Pedro Weingärtner para o coronel de Cavalaria Pedro Paulo Cantalice Estigarribia. Natural de João Pessoa, Paraíba, o homenageado desenvolveu talento artístico após sua reforma no Exército, em 1989, tendo, em 1995, integrado o quadro de oficiais prestadores de Tarefa Por Tempo Certo. Estigarribia retrata em suas telas, principalmente, a história militar do Brasil, tendo trabalhos em palácios de governos, escolas, quartéis e museus de todo o país.
MÉRITO Nereu DAvila (PDT) propõe o troféu Honra ao Mérito à Agência Competence. Operando em três estados do país, a agência foi escolhida pela Fiergs, Fecomércio, Federasul, Farsul, FCDL e Sebrae para assumir o projeto O Rio Grande que Queremos Agenda Estratégica/RS 2007/2020. Com clientes como Sicredi, Carrefour, Piccadily, Panvel, Todeschini, Diadora e Cultura Inglesa, a Competence foi eleita Agência do Ano no Prêmio Colunistas.
ARTES Nereu DAvila (PDT) solicita o Prêmio de Artes Plásticas Iberê Camargo à Imeritta Maria Pandolfi Passos. Com telas retratando abstratos e técnica mista com colagens, a homenageada tem trabalho classificado no Museu de Arte de São Paulo, participação no projeto Porto Alegre em Foco, participação na Mostra Arte + Arte Porto Alegre de Quintana e exposições individuais em galerias da capital.
PRÊMIO Nereu DAvila (PDT) apresenta o Prêmio Mário Rigatto ao médico ginecologista Paulo Sérgio Viero Naud. Com trabalho voltado à prevenção do câncer de colo do útero, o homenageado integra força-tarefa que reúne o Brasil, Estados Unidos e países da Europa e Ásia, em estudo com 18 mil voluntárias submetidas à vacina contra essa doença. Naud é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ECOLOGISTA Carlos Comassetto (PT) defende o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger ao Greenpeace. Fundado em 1971, no Canadá, o grupo já possuía em 1979 escritórios em sete países. No Brasil, desde 1992, o grupo tem escritórios em Brasília, São Paulo e Manaus. Entidade sem fins lucrativos, o Greenpeace se baseia em princípios básicos que incluem a não-violência, atuação de ativistas e o não estabelecimento de alianças com partidos políticos, exceto quando em defesa do meio ambiente e da paz.
LÍDER Carlos Todeschini (PT) propõe o titulo de Líder Comunitária à Ana Izabel Alves Godoy. Natural de Veranópolis, a homenageada mora em Porto Alegre desde os nove anos de idade. Quando morava na Vila Cruzeiro, Ana ajudou a organizar a ocupação de terrenos na Lomba do Pinheiro, na Vila Esmeralda, a fundar a associação de moradores e participou de abaixo-assinado para conseguir energia elétrica para a região. Escreveu o livro Vila Esmeralda, uma voz dos que não tem vez, e assumiu na Câmara Municipal, como suplente de vereadora do PT. Atualmente mora no Loteamento Wenceslau Fontoura.
LITERÁRIO Carlos Todeschini (PT) solicita o Prêmio Literário Erico Verissimo para Pedrinho Arcides Guareschi. Professor na PUCRS, Guareschi é consultor internacional de Justiça e Paz, da Caritas Internationalis, e autor, individualmente, de uma dezena de livros e co-autor de outros 15, entre os quais Comunicação e Poder, A Máquina Capitalista, e Sociologia da Prática Social. Com experiência em psicologia, atua principalmente sobre os temas movimentos sociais, mudança social e teoria crítica. É sacerdote redentorista.
CENTRO Carlos Todeschini (PT) apresenta o Prêmio Francisco José Zaffari de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente ao Centro de Educação Profissional São João Calábria (CEPSJC). Entidade mantida pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência, o CEPSJC já formou mais de 12 mil jovens em cursos como artes gráficas, chapeação e pintura automotiva, informática, marcenaria, mecânica elétrica e automotiva, serigrafia, tornearia mecânica e padaria e confeitaria.
JORNALISMO Ervino Besson (PDT) propõe o Prêmio de Jornalismo Carmem da Silva à Maria Elaine Machado Torres. Graduada em jornalismo pela PUCRS, Elaine Torres desenvolveu trabalhos na defesa dos direitos da mulher, principalmente como integrante da Associação Nacional de Jornalistas e Escritoras do Brasil, e, em conjunto com Jeane Vaisntein, foi diretora e produtora de documentário sobre o culto Oyó Ijexa, manifestação da cultura afro-brasileira. Tem vários artigos sobre direitos da mulher publicados.
COMUNITÁRIO Maristela Maffei (PSB) solicita o título de Líder Comunitário para Ivo Fortes dos Santos. Natural de Santa Maria, o homenageado foi fundador e ativista do Movimento Comunitário do Rio Grande do Sul desde a década de 1950. Participou do projeto Guaíba Vive, em sua implantação, na Praia do Lami, e destacou-se como dirigente da União de Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa) e como presidente da Federação Rio-grandense de Associações Comunitárias de Bairros (Fracab), de 1967 a 1968.
PAZ Maristela Maffei (PSB) apresenta o Prêmio Construtor da Paz à Companhia Zaffari Comércio e Indústria. Criada em 1935 no interior do município de Erechim, na região norte do Estado, a Companhia Zaffari começou com um armazém de gêneros alimentícios. Em 1960 a empresa chegou a Porto Alegre e em 1965 abriu na Capital a primeira loja de varejo de auto-serviço. A empresa é reconhecida por sua cultura da paz, incentivando a sociedade contra todas as formas de violência por meio de suas campanhas publicitárias.
NOME Adeli Sell (P), por solicitação de moradores expressa em abaixo-assinado, solicita que rua no bairro Rubem Berta, atualmente designada de Rua Dr. Paulo Smania, passe a ser denominada de Rua Nossa Senhora de Fátima. A comunidade de moradores entende ser a atual Paulo Smania uma continuação da Rua Nossa Senhora de Fátima, motivo da solicitação, conforme explica o proponente.
DROGAS José Ismael Heinen (PFL) propõe o Prêmio Não às Drogas ao Programa de Auxílio Comunitário ao Toxicômano (Pacto/POA). A proposta busca reconhecer esse programa por sua atuação na prevenção, recuperação e ressocialização de dependentes químicos. A proposta da Pacto consiste em trabalho preparatório, feito em casa de triagem, em Porto Alegre, e posteriormente, tratamento na Fazenda São José, em Viamão.
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)