Plenário

Sessão Extraordinária / Lideranças

  • Vereador Moisés Barboza
    Vereador Moisés Barboza (PSDB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereadora Comandante Nádia
    Vereadora Comandante Nádia (DEM) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão extraordinária desta quinta-feira (25/11), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

PENAL – Comandante Nádia (DEM) comentou a decisão da juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Sonáli da Cruz Zluhan, que determinou que detentos do Presídio Central tenham tempo de cumprimento de pena reduzido. “Como militar, não aceito esta falta de respeito para com meus irmãos de farda, que colocam suas vidas em risco para proteção da sociedade gaúcha. Isso é degradante. O trabalho da Brigada Militar está seno colocado em segundo plano”, criticou. (EB) 

AMBULANTES – Leonel Radde (PT) pediu atenção dos vereadores para os trabalhadores ambulantes que estão enfrentando dificuldades para comercializar ao longo do Trecho 1 da Orla do Guaíba devido à proibição da atividade pelas forças de fiscalização. “É importante que tenhamos uma política efetiva e clara da prefeitura em relação a estes trabalhadores que precisam da sua subsistência. São necessárias regras claras para trabalhar, garantir o sustento dos filhos, família, de forma digna e honesta”, pediu. (EB)

CONCURSO – Alexandre Bobadra (PSL) falou sobre a abertura de processo seletivo para quatro mil soldados da Brigada Militar. “É uma grande oportunidade para jovens que estão começando sua vida fazerem parte da Brigada”, convidou. O vereador também fez referência a Dia Nacional do Doador de Sangue e criticou a decisão da juíza de Execuções Criminais sobre a redução da pena de detentos. “Qual incentivo que um policial vai ter para correr atrás de um bandido colocando sua vida em risco?”, concluiu. (EB)

DRAGAGEM – Moisés Barboza (PSDB) falou sobre a situação da falta de dragagem do Guaíba, onde muitas embarcações ficam encalhadas. O vereador destacou que a areia retirada do local é depositada ao lado da dragagem e acaba voltando para dentro do Guaíba, provocando retrabalho e gasto desnecessário. “A prefeitura poderia fazer parcerias com a iniciativa privada para permitir que o custo do serviço seja pago com a reutilização do material. Não dá para ter as técnicas do desenvolvimento sustentável a favor da gente e não as utilizarmos”, disse. (EB)

DESENCARCERAMENTO - Fernanda Barth (PRTB) entende que a proposta de redução de tempo para quem cumpre pena é absurda. “É importante lembrar da péssima condição do Presídio Central de Porto Alegre e da necessidade de melhoria para que as pessoas consigam cumprir suas penas, com um mínimo de dignidade.” Segundo a vereadora, “a decisão de reduzir o tempo faz parte da política de desencarceramento”. Questionou por que não é construído um novo presídio, “que seria a solução para os anseios da sociedade”. A vereadora também sugeriu que as empresas que fazem o desassoreamento do lago Guaíba prestem o serviço de dragagem, sem custos para o poder público e, em contrapartida, sejam autorizadas a comercializarem a areia retirada, “para evitar que as embarcações encalhem e progredir o turismo náutico da Capital”. (GS)

EXPOSIÇÃO - Cláudia Araújo (PSD) destacou a exposição de fotografias, intitulada Margaridas, que acontece no saguão da Câmara, realizada em parceria com a Polícia Civil e Delegacias de Atendimento à Mulher. A vereadora explicou que “são fotos de mulheres vítimas de violência, que não se calaram às agressões”. A divulgação da exposição é uma forma de conscientização às pessoas, em especial às mulheres, para que tenham coragem de denunciar os agressores. A vereadora também ressaltou que 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. “Precisamos incentivar as pessoas para que doem sangue, porque é necessário para quem vai passar por uma cirurgia, e os bancos de sangue estão com poucos doadores. Sangue é vida”, finalizou. (GS)

TELEFONE - Idenir Cecchim (MDB) saudou a presença vice-cônsul de Israel, Aviel Avraham, no plenário da Câmara, que, segundo ele, participará de reunião com os vereadores de oposição. Cecchim também respondeu às críticas feitas pelo vereador Jonas Reis (PT), que anteriormente citou a aquisição do novo telefone celular por parte do prefeito da Capital, Sebastião Melo. “Quero fazer o registro que é ridícula a reclamação do vereador Jonas Reis sobre os telefones do prefeito. O Brasil está na tecnologia do 5G e, se o vereador não sabe usar este celular, deveria se atualizar em termos de tecnologia”, ponderou. (GS)

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)
Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)