Sessão ordinária / Comunicações e Lideranças
Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Fernando Antunes/CMPA - Uso público, resguardado o crédito) Gilvani O Gringo (Republicanos) (Foto: Fernando Antunes/CMPA - Uso público, resguardado o crédito)
Em período de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (14/04), os parlamentares de Porto Alegre abordaram os seguintes tópicos:
SAÚDE - Claúdia Araújo (PSD) abordou a medida do Governo Federal que permite que exames realizados na rede privada sejam aceitos pelo SUS e visa reduzir as filas de espera, em que questionou: “Em Porto Alegre, a esquerda critica as terceirizações dos postos de saúde e das unidades básicas de atendimento conduzidas pelo executivo municipal, essa contradição é digna de reflexão. Se o Governo Federal, que é da mesma linha ideológica, está adotando essa estratégia para garantir mais agilidade no atendimento de saúde, por que não podemos reconhecer que as terceirizadas no âmbito municipal também podem ser a solução viável?” (BPA)
FEMINICÍDIO - Juliana Souza (PT) repercutiu a participação da ministra Cida Gonçalves, representante do Ministério das Mulheres, na assinatura da Carta Compromisso da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero. Além disso, reforçou a urgência de políticas públicas eficazes para a proteção das mulheres brasileiras. “O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo todo. No Rio Grande do Sul, em 2024, tivemos 111 casos de feminicídio, esses são dados que apresentam a urgência de nós avançarmos na construção de estratégias e políticas públicas para garantirmos o direito à vida das mulheres brasileiras, gaúchas e porto-alegrenses.” (LP)
PARTIDÁRIO - Gilvani o Gringo (Republicanos) relembrou as ações de seus 100 dias de mandato na Casa Legislativa de Porto Alegre, focados na saúde, na inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na questão do saneamento básico. Citou também projeto de lei de sua autoria, ‘Banco de Água Mineral’, “para que nenhuma família dependa da sorte quando a rede pública falha com a água potável.” (BPA)
CELEBRAÇÃO - Hamilton Sossmeier (PODE) parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que regula, representa e fiscaliza a advocacia no Brasil, pela passagem dos seus 93 anos de fundação.“Meus cumprimentos aos 93 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil, em especial a OAB do Rio Grande do Sul. Celebrado no dia 11 de abril, parabenizo o presidente da instituição, Leonardo Lamachia, pelo discurso irretocável proferido na ocasião, que expressou o sentimento de muitos gaúchos, inclusive o meu.” (LP)
EMENDAS - Márcio Bins Ely (PDT) contestou as dificuldades para entrega da verba da emenda parlamentar destinada às escolas de samba da Capital, que recebeu um parecer técnico da Controladoria-Geral do Município (CGM) contestando se a destinação do valor é de interesse público. “É muito decreto, muito parecer e muito ‘mimimi’ para pagar as emendas”, afirmou. Ele explicou que a lei orçamentária deve ser cumprida e que todas emendas dos vereadores eleitos são destinadas para interesse público, tratando-se, nesse caso, de um recurso para qualificar um espaço da área da cultura. (BPA)
SAÚDE - Jonas Reis (PT) repudiou os influenciadores digitais que criticam os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Pessoas que não sabem o que é o SUS, falando mal, pessoas imbuídas de uma ignorância politiqueira atacando o Sistema Único de Saúde, que acham que o SUS é apenas um leito no hospital público ou um remédio no posto de saúde, que dizem que não usam porque têm dinheiro, mas preciso lembrar que vacinas públicas ou pagas passam pelo SUS. Todos que almoçam ou jantam em quaisquer restaurantes precisam do SUS, porque todo alimento brasileiro passa pela Vigilância Sanitária. Então, a criatura fala bobagem contra o SUS, e acha que não usa, mas usa sim.” (LP)