Plenário

Sessão ordinária / Comunicações, Lideranças e Grande Expediente

  • Adeli Sell le carta do Povo Palestino em plenário
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna, vereadora Comandante Nádia.
    Vereadora Comandante Nádia (MDB) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações, Lideranças e Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (28/11), trataram dos seguintes temas:

PALESTINA - Adeli Sell (PT), em alusão ao Dia do Povo Palestino (celebrado dia 29 de novembro), leu a carta da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) destinada ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reafirmando os princípios fundamentais de paz e humanismo que balizaram a criação do órgão no pós-Segunda Guerra Mundial e cobrando medidas efetivas para que o processo de limpeza étnica perpetrado pelo Estado de Israel seja freado. O documento lamenta que na própria ONU tenha sido iniciado o processo de impedimento da autodeterminação do povo palestino, e cita que após eventos trágicos, como o massacre de Deir Yassin, e a autoproclamação de Israel como estado sobre terras Palestinas, “o inimaginável se deu: 774 cidades e povoados palestinos ocupados, dos quais 531 totalmente destruídos; 70 massacres cometidos, com mais de 15 mil mortos, incontáveis feridos e mutilados e dois terços da população originária, a palestina, expulsa pelos estrangeiros recém-chegados”. (ALG)

EMENDAS - Mendes Ribeiro (MDB) usou a tribuna para falar do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que os vereadores começaram a votar na manhã de hoje. Disse que vai usar valores de suas Emendas Impositivas, as quais tem direito, na saúde, esporte e segurança, além de geração de renda e emprego. “Serão 55% para saúde, 10% para segurança, 5% esporte, e 30% para geração de emprego e renda”, disse o parlamentar. Ele falou que sempre foi um agente político que trabalha com transparência as causas de seu mandato. “Trato a transparência com muita seriedade para que meus eleitores possam acompanhar e julgar meu trabalho.” (RA) 

ANIMAL - Lourdes Sprenger (MDB) falou sobre o caso de um cão que foi morto num supermercado em São Paulo há um ano. “Na época gerou uma comoção nacional”, disse a vereadora, ressaltando que o acontecido chegou a gerar alteração em lei. “A proposta aumentava penas de detenção em até três anos”, disse ela. A vereadora lamentou, no entanto, que o projeto aprovado não deu seguimento. “Parou engavetado em algum gabinete.” Lourdes também lamentou a atitude de parlamentares que se aproveitam de uma comoção nacional e depois não lutam por ele. A vereadora falou ainda sobre emendas impositivas que tem direito na LOA. “Designei para causas voltadas ao meio ambiente e animais”. (RA)

EDUCAÇÃO - Valter Nagelstein (MDB) disse que combate politicamente ideias comunistas e advoga pela educação. “Pois entendo que é o único caminho que leva o desenvolvimento de uma sociedade.” Falou que ao longo dos anos experiências socialistas foram testadas pelo mundo e que todas levaram ao fracasso e opressão. “Temos Cuba como exemplo e, mais recentemente, a Venezuela.” O vereador falou ainda sobre a Audiência Pública sobre educação, que ocorreu na Casa na última segunda-feira na Câmara. “Mas, infelizmente, não vi professores defendendo suas causas e, sim, militantes enraivecidos”, enfatizou, ressaltando que, quando um professor tem um pensamento equivocado, presta um desserviço à comunidade escolar. (RA)

PACOTE - Cassiá Carpes (PP) falou sobre o pacote do governo do Estado que trata de questões do magistério e da Brigada Militar. “Não tenho dúvida de que, como está apresentado, não terá aprovação dos deputados”, disse o parlamentar, enfatizando que será prerrogativa dos deputados corrigir eventuais defeitos de origem na proposta. “Já alertei meus colegas de partido que não aprovem sem fazer as devidas correções”. Ele falou ainda sobre as emendas impositivas da LOA a que tem direito. “Entendo que não devo fazer indicações enquanto as regras não estiverem bem claras”. (RA)

EMENDAS - Hamilton Sossmeier (PSC) parabenizou os vereadores pelo trabalho das emendas impositivas. “Nosso mandato destinou mais de R$ 518 mil para saúde, sendo R$ 168 mil ao HPS, além de postos de saúde. Em infraestrutura, destinamos recursos para o bairro Sarandi, Lomba do Pinheiro e Hípica. Além de valores para escolas, emendas já encaminhadas e protocoladas”, afirmou. Ele ainda fez um destaque especial ao trabalho de sua sigla por meio de uma moção em favor da educação do estado do Rio Grande Sul. (LV)

SEGURANÇA – Comandante Nádia (MDB) disse que há 182 anos homens e mulheres vestem a farda da Brigada Militar e oferecem sua vida em defesa do povo gaúcho, honrando seu juramento de morrer pelo próximo. “A soldado Marciele Alves, de 28 anos, com sete anos de BM e uma vida toda pela frente, mulher negra, não vai se tornar nome de rua, nem estampar camiseta, não vai ter protesto fechando rua e gritando sua morte porque ela era policial militar e será injustamente esquecida por aqueles que ela protegeu.” A vereadora destacou que a Brigada sangra toda vez que morre um brigadiano, porque morre uma parte da sociedade. “Essa realidade tem que mudar. Nossa Polícia tem que ser valorizada e fortalecida. Vida longa à nossa BM”, concluiu. (LV) 

PROFESSORES – Engenheiro Comasetto (PT) se solidarizou com todos os profissionais que tombam na defesa da sociedade. O parlamentar lembrou que, atualmente, existem em torno de 45 mil professores. “Esses profissionais são massacrados nas suas carreiras. Neste momento, está para votação, na Assembleia Legislativa, o pacote do governo Eduardo Leite. Se quisermos defender a educação, esse pacote não pode ser aprovado hoje, pois retira direitos desses trabalhadores.” Comasetto lembrou que os servidores ainda não receberam o valor total do 13º salário de 2018 e que já são cinco anos de salários congelados. “Hoje temos carência de servidores, faltam 7 mil professores, em 32% das escolas estaduais do RS. Faço uma homenagem à presidente do Cpers, que foi agredida quando foi entregar um documento ao governador Eduardo Leite”, disse. “Hoje, no governo estadual, temos a visão de um liberal - que é entregar o patrimônio público de mão beijada”, declarou. (LV)

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)