Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Discussão no Plenário. Vereador Moises Barboza.
    Moisés Barbosa (PSDB) (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Discussão Plenário
    Leonel Radde (PT) (Foto: Gabriel Ribeiro da Silva/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (18/5), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças (ouça na Rádio Câmara a íntegra das manifestações):

ÉTICA- Moisés Barboza (PSDB) reclamou da falta de ética do vereador Jonas Reis (PT), que o chamou de mentiroso em um programa de TV. "Este tipo de atitude é que mela, que suja a política. É a atitude que hoje alguns vão para as redes sociais atrás de curtidas de seus eleitores”. 

RESPEITO - Alexandre Bobadra (PL) falou sobre ética, ressaltando casos de falta de respeito de alguns vereadores da Casa, fruto da “falta de educação e instrução” destes parlamentares. Ele destacou que tais vereadores “não agregam em nada no mandato, pois o tempo todo ficam falando mal dos outros e fazendo fofoca”.

EXPRESSÃO - Aldacir Oliboni (PT) afirmou que existem espaços específicos para a livre expressão das ideias dentro da Câmara. Porém, alertou que se deve ter parcimônia nas colocações e responsabilidade. “Nós não aceitaríamos uma punição aos companheiros da esquerda por serem da esquerda. A comissão de ética não pode ser uma caça às bruxas”. 

GASÔMETRO - Pedro Ruas (PSOL) falou sobre o que considera um descaso com a Usina do Gasômetro. Disse que a Prefeitura já gastous R$ 15 milhões em reformas e a usina continua fechada, com tapumes em volta. Comentou também sobre a comissão de ética, afirmando que a oposição não aceitará ser desrespeitada na composição do colegiado.

FOGO - Leonel Radde (PT) reafirmou críticas ao governo Sartori pela perseguição política da qual foi vítima como servidor da Polícia Civil. Ao justificar a expressão "fogo no Sartori", esclareceu “que quando nós falamos em colocar fogo no parquinho, ninguém ninguém pensa que vamos pegar gasolina e incendiar o parquinho da Redenção. Estamos atacando uma ideia, um conceito”. 

SOLIDARIEDADE - Lourdes Sprenger (MDB) falou sobre ações positivas que estão ocorrendo na Capital. “Quero destacar esta ação de acolhimento e atendimento aos mais vulneráveis em relação ao alerta do ciclone, tempestade e baixa temperatura. A operação inverno contou com equipes da Prefeitura que atenderam e encaminharam pessoas em situação de rua para abrigos e albergues".

DENÚNCIA - Bruna Rodrigues (PCdoB) fez uma nova crítica e denúncia ao que considera racismo institucional sofrido na Câmara. “Quero saudar os 5.366 votos que tive para chegar até esta Casa. Foi com muita luta, foi batendo em muitas portas e conquistando muita gente. Foi dialogando com muitas mulheres e homens, que, assim como eu, sonham com uma política mais popular”, exaltou.

Texto

Josué Garcia/ Ana Luisa Vieira
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)