Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Em comunicações de Liderança, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/2), foram abordados por vereadores e vereadoras de Porto Alegre os seguintes assuntos:

BICICLETAS - Elias Vidal (PPS) pediu que a Smov dê uma atenção especial às necessidades de acessos para portadores de deficiências, idosos e bicicletas em ruas da cidade. "São milhares de quadras que não estão adaptados", lamentou. O vereador revelou que, por mudança de hábitos pessoais, tem vindo à Câmara Municipal, diariamente, ora de bicicleta, ora correndo. Elias disse que faz isso para melhorar sua resistência física, mas lembrou que essas práticas lhe tem permitido verificar os problemas que a cidade oferece para quem usa bicicleta. "Vou me somar a outros vereadores pela causa do ciclismo", afirmou. (HP)

COPA - Carlos Todeschini (PT) afirmou que, se Porto Alegre vier a perder a condição de cidade sede da Copa de 2014, a responsabilidade não poderá ser creditada ao Banrisul. O vereador disse que, para a reforma do Estádio Beira-Rio, a Andrade Gutierrez constituiu uma empresa virtua, sem capital e com poucas garantias. "O Banrisul, acertadamente, não colocou em risco o que é de todos para cobrir um negócio mal feito por particulares." Conforme Todeschini, há uma grande expectativa na cidade em relação a isso: "todos se movimentam com a certeza de que a Copa vai ser aqui". (HP).

CONCURSO - Nilo Santos (PTB), em relação a pronunciamento de Sofia Cavedon (PT), feito em Discussão Preliminar de Pauta, disse que a Secretaria Municipal de Administração (SMA) não realizou concurso público para a Câmara Municipal no ano passado por Sofia, na condição de presidente da Casa, ter primeiro pedido concurso para taquígrafos e depois, e em mais de uma oportunidade, ter agregado outros cargos. "A SMA não trabalha com essa desorganização. Numa semana pediu concurso para um cargo e depois para outros". Além disso, afirmou Nilo, Sofia teria pedido que o concurso fosse realizado ainda em sua gestão como presidente: "A SMA não se presta a isso". (HP)

MÚSICOS - Fernanda Melchionna (PSOL) revelou ter participado, na noite de terça-feira (28/2), de caminhada cultural que reuniu músicos e entidades afins no bairro Cidade Baixa. Conforme a vereadora, o evento foi uma manifestação contrária a decreto que a prefeitura vem elaborando com o objetivo de regulamentar o funcionamento de bares e restaurantes na capital. "O texto proíbe, em toda a cidade, música ao vivo em bares e lancherias", disse a vereadora. Fernanda lembrou que o texto separa bares e lancherias de casas noturnas, com o objetivo de permitir um horário mais razoável de funcionamento, mas proíbe a música ao vivo em qualquer horário nestes estabelecimentos. (HP)

DESRESPEITO - João Dib (PP) rebateu acusações da oposição de que faltam organização e capacidade de gestão na atual administração municipal. “O problema é a falta de memória”, disse. Segundo Dib, nas gestões municipais do PT, diversas vezes, a Lei Orgânica foi desrespeitada. Dib citou como exemplo as sucessivas prorrogações de contrato de funcionários, entre eles médicos, até por 180 dias nas administrações petistas. “Então, lei não existia”, frisou. “Mas agora falam do governo porque pediu prorrogação por mais 90 dias.” O vereador também disse que a construtora Andrade Gutierrez desrespeitou Porto Alegre toda, e não só o Inter, na questão das obras do Estádio Beira-Rio, visando à Copa do Mundo. (CB)

COPA II - Mauro Pinheiro (PT) afirmou que está na hora de parar de falar dos 16 anos do PT à frente da prefeitura sempre que ocorre um problema em Porto Alegre. “Temos de falar do que foi feito neste atual governo”, disse. “Quais as obras que estão sendo feitas?”, indagou. Conforme Mauro, é preciso que seja tomada uma atitude, chamando a construtora Andrade Gutierrez, pois, na sua opinião, a Capital não pode perder a Copa das Confederações. O vereador ainda contou que ontem esteve no Ministério Público de Contas para entregar o relatório sobre o Instituto Ronaldinho Gaúcho. Mauro informou que ainda há esperanças de conseguir as 12 assinaturas de vereadores necessárias para abrir uma CPI sobre o assunto. (CB)

COPA III - Airto Ferronato (PSB) convidou todos para reunião da Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 marcada para as 10 horas desta quinta-feira para tratar do estádio da Copa. Segundo o vereador, que preside a comissão, a “embrulhada” começou a partir de nota da Andrade Gutierrez responsabilizando o Banrisul pelo atraso na obra. “A negociação vem há mais de um ano, mas por que só agora uma empresa com faturamento de R$ 18 bilhões/ano esperou para dizer se concorda ou não com as exigências de uma instituição financeira?”, perguntou. Conforme Ferronato, Porto Alegre não pode perder a Copa. “Acreditamos que vamos encontrar uma saída”, disse. (CB)

COPA IV - Nelcir Tessaro (PSD) afirmou que a realização da Copa em Porto Alegre não depende dos governos. “Se o Internacional decidir que vai fazer a Copa lá, vai fazer sem interferência política”, disse. “Esta onda de querer transferir os jogos para a Arena do Grêmio nada vale a não ser para a busca de votos em ano eleitoral”, criticou. “A Fifa não vai ceder à pressão de ninguém, pois tem as suas regras.” Conforme Tessaro, há diversas empresas do Estado capacitadas para a reforma. “Não precisamos da Andrade Gutierrez”, frisou. Tessaro também pediu providências da Smov para o piso das avenidas Carlos Gomes e Dom Pedro II. “Vão ocorrer acidentes pelo problema de desnível”, alertou. Pediu também atenção para uma árvore que encobre um semáforo na frente ao Shopping Total, onde ocorre acidente. (CB)

COERÊNCIA - João Dib (PP) disse que gosta de coerência e relembrou algumas obras anunciadas pela administração do Partido dos Trabalhadores que só foram construídas ou concluídas pela atual administração. Destacou alguns exemplos como a Terceira Perimetral e o conduto Álvaro Chaves. Observou que as obras do Pisa e a duplicação do Beira-Rio também estão bem adiantadas. “O PT, nos seus 16 anos de governo, anunciou várias vezes a recuperação do Complexo Conceição, que só foi realizada no atual governo”, enfatizou (VBM)

GRÊMIO - Reginaldo Pujol (DEM) lembrou que uma comissão de vereadores esteve no estádio Beira-Rio no ano passado e que houve a garantia de que em 90 dias seriam iniciadas as obras e que o impasse existente preocupa. Disse que não quer a grenalização e nem que Porto Alegre perca a condição de subsede. Afirmou que o Grêmio e a Arena não podem ser responsabilizados. Destacou que o Grêmio não está construindo para a Copa do Mundo, mas que é preciso haver um plano B para que a cidade não fique de fora da Copa de 2014. (VBM)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)