Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia do Médico. Na foto, vereadora Karen Santos
    Vereadora Karen Santos (PSOL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Claudio Janta mostra carteira de vacinação digital.
    Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (18/10), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

DENÚNCIA - Karen Santos (PSOL) denunciou que o povo indígena não está recebendo a vacina contra o covid-19, como deveria estar sendo feito. "Esses povos tradicionais devem ser incluídos nesse processo. Já estamos no período da terceira dose da vacina e precisamos que os órgãos fiscalizadores tomem providências sobre esse tema." Outro assunto que a vereadora trouxe para a tribuna foi sobre a questão da educação, ressaltando que a prioridade hoje deve ser a alimentação dentro das escolas e a ampliação desta verba alimentar. "Devemos trazer a necessidade da alimentação dos alunos para esta pauta e não fazer o que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem feito, querer reestruturar a proposta pedagógica nas escolas. (PB)

VACINA - Cláudio Janta (SD) lembrou que as pessoas que não tomaram a vacina não poderão ir ao teatro ou a um evento que exija o cartão vacinal. “Não podemos deixar que aconteça um retrocesso na vacinação, onde pessoas morrem por não aceitarem se vacinar.” Segundo Janta, a questão ideológica não pode ser maior do que a vida das pessoas. “Temos que respeitar o decreto estadual que vigora a partir de hoje. Temos que ter ações como essas, do passaporte vacinal, senão as UTis vão lotar novamente.” (PB)

PASSAPORTE - Leonel Radde (PT), ressaltou que muitas vidas poderiam ser salvas, se todos seguissem o que a ciência dizia. “Num primeiro momento, com o distanciamento social, depois o uso de máscara e depois a vacina. Mas não, quiseram fazer manifestações sem o uso de máscara.” Hoje, segundo o vereador, o que se vê é a negligência. “Mas a partir de hoje entra em vigor o decreto estadual que exige o passaporte vacinal, e todos terão que acatar.” (PB)

LIXO - Giovane Byl (PTB) citou que, no último final de semana, a cidade viveu um problema com a suspensão da coleta de lixo domiciliar após funcionários entrarem em greve por não receberem o pagamento da empresa contratada para prestar o serviço. “É nos períodos de crise que vemos onde existe liderança”, afirmou, saudando o prefeito Sebastião Melo, o diretor do DMLU e o secretário municipal de Serviços Urbanos pela atuação no momento de crise. “Funcionários do DMLU foram para a rua e conseguiram suprir a demanda que a empresa não conseguiu”, relatou, parabenizando os gestores “pela eficiência e por se mostrarem líderes neste momento em que a cidade precisou”. (ALG)

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14608)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)