Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado a Comunicação de Líder na tarde desta segunda-feira (16/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores discutiram os seguintes assuntos:

FRANÇA- Dr. Thiago Duarte (PDT) falou sobre o atentado ocorrido na França, na últimasexta-feira (13/11). “Temos que ter cuidado com as palavras, não podemosgeneralizar as coisas. Não são todos os muçulmanos e árabes que possuem estepensamento terrorista.” Thiago ressaltou que generalizar é, de certaforma, considerado preconceito. “Lamentopor todas as pessoas vítimas destes seres incapazes de viver em sociedade. Masnão podemos generalizar.” (CPA)

FERIADO – Jussara Cony (PCdoB) cumprimentou Antonio Matos (PT) pela posse como vereador. Afirmou que PCdoB se compromete em aprovar projeto que institui feriado municipal em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Segundo ela, o projeto é também a defesa da ordem constitucional. "A maior riqueza da nação é a sua diversidade. A luta de classes está estabelecida pela sociedade capitalista." Lembrando que a Constituição Federal garantiu o estado laico no país, destacou que é preciso respeito às diversidades e concepções culturais e "às mulheres e aos homens que são a história viva da nação". Ao ressaltar a importância de Zumbi dos Palmares como líder do povo negro, a vereadora afirmou que "o feriado da Consciência Negra tem de ser no dia 20 de novembro, não pode ser em outro dia". (CS)

FERIADO II – Fernanda Melchionna (PSOL) disse que a Câmara Municipal, "majoritariamente branca", não pode negar aos negros o feriado de 20 de novembro no calendário oficial de Porto Alegre. "O movimento negro ainda segue extremamente necessário. O mapa da segurança pública na Capital mostra aumento de 108% dos homicídios de jovens negros nos últimos quatro anos, bem como que as mulheres e homens negros recebem menos do que homens e mulheres brancos." Segundo Fernanda, os cidadãos negros do Brasil foram jogados nas periferias das cidades à medida em que os locais onde habitavam se valorizou. "Há uma cantilena enfadonha de que um feriado a mais vai falir o comércio de Porto Alegre. Atrás dos balcões do nosso comércio, negros e negras estão trabalhando, muitas vezes sob uma lógica perversa." (CS)

FERIADO III – Alberto Kopittke (PT) informou que, durante a semana dedicada à Consciência Negra, a bancada do PT na Câmara será ocupada por vereadores negros e vereadoras negras. "É preciso uma reforma política que torne os plenários mais negros, com a cor do nosso povo." Também destacou a nota oficial emitida pela direção executiva do PT, em que afirma que a instituição do feriado é uma questão de princípios para o partido e que nenhum vereador do PT está autorizado a votar contra o projeto. "O que quebra o país é a desigualdade, e o que acaba com a economia de Porto Alegre é o fato de que, neste ano, teremos 700 jovens mortos, a maioria deles negros. A nossa concepção de país é a inclusão." (CS)

FERIADO IV – Delegado Cleiton (PDT) destacou que é preciso lutar por respeito, igualdade e visibilidade para o povo negro. "É necessário respeito à luta dos negros pela igualdade e pelos direitos humanos para que haja números igualitários entre brancos e negros nos locais de trabalho e nas instâncias de poder." Segundo Cleiton, a emenda ao projeto que prevê a data móvel para o feriado "desrespeitou o povo negro". Lembrou que o comércio já abre aos feriados e nos domingos, "dias em que as pessoas vão comprar". Para o vereador, muitos dos trabalhadores do comércio são negros, e o feriado de 20 de novembro serve para uma reparação ao povo negro e para se pensar e discutir sobre a discriminação racial. (CS)

FERIADO V - Airto Ferronato (PSB) fez um comparativo doBrasil com os países da Europa e destacou que lá a situação é pior no que serefere à intolerância. Que é preciso muita reflexão sobre o tema e que o Brasilé o país da miscigenação racial. Afirmou ainda que, apesar dos problemas, é umaPátria acolhedora e, por isso, é preciso ter cuidado com as decisões que tomamos. “É porisso que precisamos votar projetos com o coração; voltados para os números, masantes disso para a alma do povo branco e negro que construiu esse país. E é porisso que votarei sim pelo projeto, pelo coração, compreendendo aqueles que construíramessa maravilhosa Nação”. (MG)

FERIADO VI - Clàudio Janta (SSD) afirmou que manterá o seuvoto contra a proposta de feriado no domingo. Para ele, domingo é domingo eferiado é feriado. Observou que muito se fala na impossibilidade das lojas abrirem, masque isso não procede, porque as lojas podem abrir tanto em domingos como emferiados. “O que não querem é pagar por isso”, disse. Janta lembrou que ossupermercados pagam até prêmio especial para quem trabalha na Sexta-FeiraSanta, por considerá-lo especial. Também recordou que a proposta do vereador Delegado Cleiton (PDT) não cria, mas troca a data pela do feriado de finados. Até hojenão me explicaram quem criou e por que o Dia de Finados. (MG)

FERIADO VII – Idenir Cecchim (PMDB) pediu respeito aos quenão concordam com a criação de mais um feriado, mesmo sendo em sua amplamaioria favoráveis às homenagens à Zumbi dos Palmares, “que foi mesmo quemlibertou os escravos e não a Princesa Isabel”. Destacou como legítima ainiciativa do vereador Delegado Cleiton e afirmou que se estava construindo um acordosobre a emenda, “que não vingou”, mas que a Câmara tem todo o direito deaprovar ou não projetos. Finalizou afirmando que não será mais um feriado queirá quebrar o país, “mas sim os desvios de dinheiro público”. (MG)

FERIADO VIII - Kevin Krieger (PP) relatou que, nestasegunda-feira (16/11), foi procurado por representantes que defendem aaprovação do projeto com o feriado no dia 20. Disse que entendeu os argumentos, mas,apesar de ter solicitado maior tempo para buscar um entendimento entre aspartes, isso não foi atendido. Acrescentou que é defensor da causa e, como prova, recordouepisódio onde impediu, juntamente com o então vereador Raul Carrion, umdespejo no Quilombo dos Silva na Nilo Peçanha, regularizado, após, por projetode sua autoria, que resultou na lei 9.929 de 11 de janeiro de 2006, gravando aárea como de Interesse Especial. (MG)

SANGUE - Em seu discurso, Tarciso Flecha Negra (PSD) chamou atenção para
a data de 25 de Novembro, também conhecida como o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Dentro da Câmara, ele destacou a atuação do servidor João Pedro Dias Vargas, coordenador de um grupo de mais de cem pessoas que doam sangue periodicamente e recebem pedidos vindos de todo o país. "Ninguém sabe o dia de amanhã ou quanto, eventualmente, vai necessitar de algo desse tipo. O que o senhor Pedro faz se chama preocupação com a vida", definiu. (CV)

NEGROS - Na Semana da Consciência Negra, o líder da bancada do PT, Marcelo Sgarbossa, anunciou que o partido será representado na Câmara por lideranças negras, que assumirão interinamente enquanto os vereadores titulares se licenciam. "Muito simbólico e importante contar com a presença de pessoas como Antonio Matos, Pérola Sampaio e Alberto Terres como vereadores", afirmou. No dia em que se discute se Porto Alegre terá ou não um feriado municipal em 20 de Novembro, Sgarbossa apresentou a posição de sua legenda. "O PT reafirma seus compromissos históricos com o povo negro e é contrário à alternativa de o feriado ser comemorado no terceiro domingo do mês. Políticas como essas e as ações afirmativas tentam reparar as desigualdades deste mundo capitalista e competitivo em que vivemos", acredita. (CV)

ARTE - Militante da causa animal, Lourdes Sprenger (PMDB) comentou na tribuna do Plenário Otávio Rocha sua tentativa de suspender a exibição de uma obra de arte exposta em Porto Alegre que traz dois papagaios engaiolados. "Não acreditamos que obras de arte com profissionais vivos seja algo adequado", manifestou-se. Nos próximos dias, a Justiça deve julgar a ação cautelar promovida pela parlamentar sobre o caso. "Em casos semelhantes, nossos magistrados têm ordenado que esses animais sejam retirados dessas obras. Os meios eletrônicos são alternativas para isso", indicou. (CV)

NEGROS II - Recordando de seu passado como militante do movimento estudantil e saudando lideranças do movimento negro presentes nas galerias, Rodrigo Maroni (PCdoB) disse ser impossível votar contra o projeto de lei de Delegado Cleiton (PDT) que cria o feriado de 20 de Novembro em Porto Alegre. "Cleiton faz um trabalho sério e honesto enquanto vereador. Ele não é do meu partido, mas não posso deixar de reconhecer", elogiou. Maroni também criticou aqueles que não se indignam com a corrupção e debocham da militância pela causa animal. "Os animais não têm ninguém para defendê-los. Uma delegacia específica para os crimes contra animais é necessária", reivindicou. (CV)

DEFESA - Bernardino Vendruscolo (PROS) disse detestar declarações demagógicas “justo no momento em que se vota na Casa um projeto que define o feriado destinado às comemorações do Dia da Consciência Negra em Porto Alegre”. Lamentou que o povo negro ainda esteja à margem da sociedade, em condições de subemprego, e defendeu o vereador Delegado Cleiton (PDT), afirmando que não foi ele quem deu as declarações publicadas nos jornais ofendendo os parlamentares. Alguém falou por ele, disse Bernardino, porque “ele não tem capacidade de ofender os colegas”, concluiu. (FD)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Milton Gerson (reg.prof. 6539)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
          Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)