PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de Plenário.
Pedro Ruas (PSOL) e Ramiro Rosário (Novo) na sessão plenária de hoje (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (25/3), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre abordaram as seguintes pautas:

TRANSIÇÃO - Fernanda Barth (PL) celebrou a recente filiação ao PL da vereadora Comandante Nádia e do vereador Jessé Sangalli. “Peço aos colegas uma salva de palmas para a vereadora Nádia, que vem se juntar ao nosso time. Que é o time que defende a educação, a inocência das crianças e todos nossos direitos fundamentais. É com alegria também que vejo o vereador Jessé Sangalli fazendo suas movimentações para vir conosco nessa bancada, que promete ser a maior bancada do legislativo de Porto Alegre.” (RR)

PROJETO - Cláudio Conceição (União Brasil) discursou sobre o projeto de lei que institui um plano de carreira para a Guarda Municipal visando criar a Guarda Civil Metropolitana de Porto Alegre. “Meu propósito nessa fala é pedir que seja refeito e seja revisto, para que a gente possa sentar novamente em uma mesa de debate e esse projeto possa ser melhor estruturado.” (LP)

HAMAS - Ramiro Rosário (Novo) criticou a presença de parlamentares de esquerda, como o vereador Pedro Ruas (PSOL) e a deputada federal Maria do Rosário (PT), em uma manifestação no Centro de Porto Alegre, no domingo (25/03), onde havia, segundo ele, a presença de bandeiras do Hamas. Dirigindo-se diretamente a Ruas, questionou se “estava lá e não sabia da presença das bandeiras do Hamas, se foi apenas leniente ou se concorda em levantar as bandeiras deste grupo terrorista na cidade de Porto Alegre”. (TP) 

PARTIDÁRIO - Biga Pereira (PCdoB) cumprimentou o Partido Comunista do Brasil pelos seus 102 anos de existência no Brasil. “Aqui encontrei ambiente democrático para compartilhar a luta dos camaradas valorosos.” Ela citou nomes de figuras que formam ou já formaram o partido e destacou que são pessoas comuns do povo que assumiram o protagonismo e a liderança política a partir da organização. "O PCdoB continua sendo um partido necessário, pois está essencialmente conectado às lutas emancipatórias dos trabalhadores, ao lado de mulheres, negros e negras, da juventude e da população LGBTQIA+”. (BPA)

PROTESTO - Pedro Ruas (PSOL) repreendeu as falas do vereador Ramiro Rosário (Novo) acerca do ato em que esteve presente no Centro de Porto Alegre. “Esse era um ato para ‘descomemorar’ os 60 anos do golpe militar no Brasil que gerou uma ditadura brutal, com prisões, torturas, mortes, exílios, cassações e perseguições a famílias”. O vereador também utilizou a tribuna para enfatizar sua posição acerca do projeto PLCE 031/23. “Para dizer aos ilustres colegas, amigos e servidores da segurança do município, que acabamos de assinar o substitutivo ao projeto que trata da reestruturação da Guarda Municipal. Dizer para os senhores, porém, que a ideia nossa ainda é que ele seja retirado“. (LP)

REPÚDIO - Jonas Reis (PT) condenou as recentes falas do prefeito Sebastião Melo (MDB) em uma entrevista que concedeu para a GloboNews. Segundo o vereador, o prefeito deu a entender que a culpa da crise de dengue na capital gaúcha era da população porto-alegrense. “Espero explicações sérias disso que ele falou sobre a dengue. Quero ver ele responsabilizar aqui a cidade pela dengue, quando a responsabilidade é pública.” Ele também comemorou a prisão dos suspeitos de assassinarem a vereadora Marielle Franco, criticou a privatização da CEEE e o projeto do novo plano de carreira da Guarda Municipal. (RR)

RESPOSTA - Idenir Cecchim (MDB) acusou o vereador Jonas Reis (PT) de mentir sobre o silêncio dos vereadores de direita em relação aos resultados da operação da Polícia Federal que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco e prendeu três suspeitos de serem os mandantes. “Quando o vereador Jonas Reis vem a essa tribuna, nós escutamos mentiras”, disse Cecchim. (TP)

ENERGIA - Paulo Schuster (SD) declarou ser inadmissível que a Equatorial Energia permita que a Capital fique desassistida de energia elétrica por dias. “Precisamos trabalhar com força política para pressionar a administração da Equatorial para não comprometer a qualidade de vida e não oferecer riscos à segurança pública”. Ele afirmou serem necessárias medidas que criem um canal de comunicação da empresa com o governo e uma investigação rigorosa que indenize a cidade e evite problemas futuros. (BPA)

ANIVERSÁRIO - Lourdes Sprenger (MDB) comemorou o aniversário do seu partido, o Movimento Democrático Brasileiro, que completou 58 anos neste domingo (24). “O Brasil de ontem dos anos 70, 80 e 90 deixou marcas profundas no país, como a redemocratização, construída em um ambiente hostil às liberdades civis, à justiça e ao voto. Foi o MDB que, enfrentando as pressões e os casuísmos, conduziu o país à redemocratização que resultou na Constituição Cidadã de 1988. Então nós vamos fazendo história, colocando o partido a serviço das pessoas, do bem público, do Rio Grande e do Brasil". (LP)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim, Theo Pagot e Renata Rosa (estagiários de jornalismo).

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)