Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereadora Mari Pimentel
    Vereadora Mari Pimentel (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereadora Karen Santos
    Vereadora Karen Santos (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão plenária desta quarta-feira (15/02), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre falaram em período de Lideranças sobre os seguintes temas:

MORADIA - Engenheiro Comassetto (PT) parabenizou o vereador Idenir Cecchim (MDB), que é o novo líder do governo municipal. Comassetto também citou a medida provisória, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo ele, reconstruiu o programa Minha Casa Minha Vida. O parlamentar ressaltou que a pauta da moradia social deve ser debatida sem o radicalismo ideológico. (J.S)

 

PROJETOS - Mari Pimentel (NOVO) falou sobre a falta de projetos da Casa neste início de legislatura. “Essa Capital dos gaúchos vai estar votando hoje apenas quatro moções, nós não estaremos debatendo temas importantes, estruturais para nossa cidade", ressaltou a vereadora. Ela pediu que a Câmara se atente à importância de debater sobre os temas que são relevantes para a cidade. (J.S)

 

CÂNCER - Conselheiro Marcelo (PSDB) destacou em seu discurso o "Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil", comemorado em 15 de fevereiro. "Que é uma data muito importante dentro do mês de Fevereiro Laranja, um tema muito importante para esta Casa”, declarou. O parlamentar falou da dificuldade do diagnóstico de câncer na primeira infância, além dos desafios enfrentados pelas famílias em decorrência da doença. (J.S)

 

PRECARIZAÇÃO - Karen Santos (PSOL) denunciou os problemas estruturais da cidade de Porto Alegre, como a falta de água, de escoamento d'água em dias de chuva, mobilidade urbana e a falta de vagas nas creches. “Nós estamos na metade de um governo, governo Melo, que não está conseguindo ter políticas para enfrentar os principais problemas estruturais", apontou. De acordo com a vereadora, a terceirização dos serviços segue uma política de precarização da cidade. (J.S)

 

OBRAS - Segundo Cassiá Carpes (PP), as obras do Minha Casa Minha Vida foram consequentemente deixadas pelo governo, não somente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  O vereador ainda comentou sobre as obras da Copa do Mundo de 2014 que não terminaram. “Parece que o Brasil é uma maravilha, eles não vão terminar estas obras.  Eles gostam da pobreza, mas não gostam do pobre. Se terminar o pobre, termina também a esquerda do Brasil”, criticou Cassiá. (EB)

 

AGRADECIMENTOS - Idenir Cecchin (MDB) ressaltou que a Câmara é feita por todos e que certamente existirão divergências de ambas as partes. O vereador agradeceu a confiança do prefeito Sebastião Melo (MDB) pelo cargo de líder de governo. “Vamos ter o máximo respeito, mas não deixaremos de defender nosso governo”, afirmou. (EB)

 

MULHERES - Biga Pereira (PCdoB) debateu sobre a importância de apresentar moções, mas salientou que existem coisas mais importantes, projetos que possam realmente mudar a vida das pessoas. A vereadora falou sobre a necessidade de haver mais creches e escolas para as crianças. Biga ainda comentou sobre a alta taxa de feminicídios no Estado. “O orçamento do município precisa olhar para nossas mulheres, para nossas crianças. Precisamos contemplar essa necessidade de gerar empregos e equipamentos sociais que atendam às mulheres e crianças”, ressaltou a vereadora. (EB)

 

PROBLEMAS - Jonas Reis (PT) comentou sobre a situação precária das escolas na cidade, com animais peçonhentos e grama alta. O vereador tratou também sobre a situação do hall de entrada do Hospital de Pronto Socorro, e da inundação durante as chuvas da última terça-feira (14/02). “Eu espero que o prefeito vá ao HPS ver o que está acontecendo lá. Fico à disposição para lhe mostrar os vários problemas do hospital”, convidou Jonas. (EB)

Texto

Josué Garcia, Eduarda Burguez (Estagiários de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)