Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário.
Movimentação em Plenário nesta quarta-feira (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (6/7) da Câmara Municipal, vereadores e vereadoras de Porto Alegre tratarm dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças:

HAVAN - Pedro Ruas (PSOL) falou sobre o empreendimento das Lojas Havan na Capital, que gerou problemas viários e importantes perdas ambientais. Observou que além de a Havan não ter indenizado a cidade pelo prejuízo, a Prefeitura pretendia compensar a rede em R$ 1,7 milhão, decisão derrubada pelo Tribunal de Contas do Estado. Ruas felicitou a capital gaúcha por não ter pago e, na verdade, diz que é a loja quem tem de pagar.

PRECONCEITO - Leonel Radde (PT) criticou o comentário preconceituoso de uma assessora do deputado estadual Tenente Zucco (Republicanos), no qual ela ataca a vereadora Atena Roveda (PDT) usando de comentários transfóbicos e desrespeitosos nas redes sociais da Câmara. Radde leu na tribuna o comentário: "Misericórdia, a impressão que eu tenho daqui é de que a coisa só piora. No que está virada a Câmara de Porto Alegre? Muito bizarro. Parece que nada é levado a sério. E o que é pior, tem platéia pra isso." 

SOLIDARIEDADE I - Atena Roveda (PDT) agradeceu a solidariedade do Partido dos Trabalhadores em relação aos ataques recebidos pela internet na segunda-feira (4/7), quando tomou posse pelo seu partido. O comentário em questão veio da assessora do deputado Tenente Zucco, que questionava o que acontecia na Câmara. “O comentário não é um ataque ou uma reflexão contra a minha pessoa. É um ataque contra a legitimidade desta instituição.”

SOLIDARIEDADE II - Daiana Santos (PCdoB) prestou solidariedade à vereadora Atena Roveda (PDT) pelos ataques sofridos na internet. Ela destacou outro ataque contra uma pessoa trans durante uma festa. “A violência está em todos os espaços onde estão esses corpos, que não é em definitivo um olhar do indivíduo, mas sim de uma relação que condiciona a viver amedrontados e amedrontados".  

PROTOCOLADOS - Lucas Fuhr (PSDB) informa que protocolou quatro projetos de lei que constituem o "pacote pró consumidor", que proíbe qualquer modalidade de empréstimo por ligação telefônica e fala da importância da proibição da multa por segunda via do estacionamento. O vereador também protocolou projeto que obriga os comércios que fazem venda pela internet a anunciar o preço, além de outro, que obriga o DMAE a cobrar a dívida de água somente de quem contraiu a dívida e não de quem comprou a unidade imobiliária depois.

CALOTE - Aldacir Oliboni (PT) se solidarizou com a colega Atena Roveda e também tratou do tema da saúde na Capital. Criticou a empresa SPDM, que gerencia os pronto-atendimentos de Bom Jesus e da Lomba do Pinheiro. "A empresa assinou um contrato no final do último governo e, apesar de não cumpri-lo, ainda faz a gestão e recebe anualmente mais de R$ 3 milhões." Para Oliboni, o governo está sendo conivente com o não cumprimento do contrato.

RUÍDOS -  Jessé Sangalli (CIDADANIA) destacou o problema de ruídos causados por empreendimentos, que, segundo o  parlamentar, não possuem autorização para estar no local determinado e, mesmo com autorização, não seguem as regras de boa convivência,  próximos a moradores de apartamentos. De acordo com Jessé, diversos casos foram relatados no bairro Cidade Baixa e próximo ao Carrefour, e que a situação ficou sem resolução. 

Texto

Eduarda Burguez / Josué Garcia / Lucas Zanella
(estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)