PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereador Tiago Albrecht
    Tiago Albrecht (NOVO) (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Movimentação de plenário.
    Bernadete Senna (Solidariedade) (Foto: Amanda Bormida/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (29/3), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

MULHERES – Bernadete Senna (SOLIDARIEDADE) tomou posse na vaga do vereador Cláudio Janta (SOLIDARIEDADE), em licença, e agradeceu por estar à frente da tribuna pela terceira vez. "Tenho a honra de estar aqui neste espaço, sendo colocada pelo povo, pela comunidade, pelas pessoas que andam comigo no barro, nas ruas”, disse a vereadora. Ela também destacou sua luta em prol das comunidades carentes da Capital. Para ela, muitas das leis de proteção às mulheres não são cumpridas, e por isso há tantos crimes contra as mulheres. “O feminicídio é o mais grave deles”, ressaltou Bernadete. (J.S)

EDUCAÇÃO – Mauro Pinheiro (PL) falou sobre a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE), que aconteceu ontem (28/3), a qual preside. O vereador destacou que cerca de 20 entidades reivindicam mais atenção à educação infantil da Capital. Ele apontou "que se deve debater na Casa uma maneira de buscar mais recursos para melhorar ainda mais a qualidade na área”. (J.S)

INCLUSÃO – Alex Fraga (PSOL) abordou sua fala, durante a reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH), em que citou o vereador Jessé Sangalli (CIDADANIA). Ele afirmou que "no momento em que o vereador Jessé Sangalli utilizou esta tribuna para criticar a educação inclusiva, me senti envergonhado". A comissão debatia a inclusão de crianças com autismo e síndrome de Down. (J.S)

ENSINO – O vereador Jessé Sangalli (CIDADANIA) reclamou sobre a atitude da oposição nas redes sociais. “É interessante como a esquerda usa recortes da realidade para gerar gatilhos mentais nas pessoas para fazer parecer que aqueles que não são de esquerda são maus e querem o mal da humanidade”, disse. Em relação aos temas de educação e inclusão, o vereador afirmou que escolas especializadas em educação de pessoas com deficiência são necessárias para a formação de pessoas que precisam dos seus recursos, mas que integrar a educação especial junto ao ensino convencional seria um erro.

RESPOSTA – Alex Fraga respondeu a fala do vereador Jessé Sangalli (CIDADANIA), afirmando que é preciso conhecer como se faz educação para então poder criticar racionalmente este serviço. Para ele, as escolas especiais fazem um ótimo atendimento às crianças que precisam dela, mas é preciso acolher as crianças e dar condições para que possam seguir para a educação regular e inclusiva. (J.S)

SAÚDE – O vereador Jonas Reis (PT) afirmou que os serviços públicos não estão funcionando de forma correta no município, citando a Unidade de Saúde Chácara da Fumaça como exemplo: “Ontem, havia 62 pessoas na triagem e apenas um médico para atender”. O vereador demonstrou sua indignação em relação às decisões do governo e do secretário da Saúde de Porto Alegre.

EXPLICAÇÃO – Cássia Carpes (PP) perguntou ao vereador Jonas Reis (PT) se o “SUS é municipal, estadual ou da União?”. De acordo com o vereador, para conseguir verba é necessário ir até Brasília, o que explica a foto do secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, com o deputado federal Eduardo Pazuello (PL) exibida no telão por Jonas Reis. (J.S)

MULHERES – A vereadora Biga Pereira (PCdoB) falou sobre a realização da sessão solene de terça-feira (28/03), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. “Eu subo nesta tribuna para dividir com vocês a alegria que sentimos, ontem, quando aqui realizamos uma sessão solene para homenagear mulheres”. A vereadora também ressaltou que mulheres se ajudam em situações como de falta de água, saneamento básico e falta de vagas nas creches nas suas comunidades.

ANIMAIS – A vereadora Lourdes Sprenger (MDB) comentou sobre o controle populacional animal, afirmando que nunca há verba suficiente para concluir esse tipo de projeto. “Sempre há uma resistência nos municípios de se executar. Não se atinge os valores necessários para fazer um controle eficaz”, disse. A vereadora comunicou que o controle populacional animal reduz gastos municipais, pois causa diminuição nas taxas de abandono de animais.

LULA Tiago Albrecht (NOVO) trouxe manchetes de portais e afirmou que o governo Lula (PT) é uma fábrica de mentiras. Dentre as reportagens, o vereador mostrou a manchete da Lupa (UOL) “Governo cria site mas não explica critérios para apuração”. Segundo o vereador, o portal não obteve respostas claras e precisas sobre os critérios que serão utilizados para checagem. “Na ânsia de controlar tudo, Lula escancara que não tem controle de nada. Brasil contra fake sim, mas não com o pai da mentira”, afirmou. (EB)

MENTAL – Psicóloga Tanise Sabino (PTB) falou sobre o ataque a facadas em uma escola de São Paulo. Segundo a vereadora, a saúde mental é um dos fatores que pode explicar a violência na escola. “A tragédia de São Paulo nos mostra mais uma vez a importância de termos psicólogos nas escolas. Temos uma lei que prevê psicólogos nas escolas, porém aqui em Porto Alegre ainda não está funcionando e esta é minha luta e minha pauta”, afirmou. (EB)

INOVAÇÃO – Tiago Albrecht (NOVO) afirmou que o South Summit trará de 15 a 20 mil pessoas à Capital e disse que o evento ajuda a desenvolver conceitos de inovação global. Ele parabenizou a cidade por mais uma vez ser este local de novas ideias, inovações e desenvolvimento. “Estamos em primeiro lugar em inovação no ranking do centro de liderança pública, na frente de Santa Catarina e São Paulo. O South Summit vem para coroar isso, incentivando e impulsionando novos negócios”, disse. (EB)

Texto

Eduarda Burguez, Vinicius Goulart e Josué Garcia (estagiários de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)