Sessão ordinária / Lideranças
Nos discursos de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (24/6), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
REFORMAS - Engenheiro Comasseto (PT) saudou a aprovação do projeto que garante a regularização de moradias na região da Vila Tronco. Segundo o vereador, essa matéria está no corpo da Reforma Urbana, que precisa tratar em conjunto temas como o saneamento, transporte, habitação e outros. Comasseto lembrou que Porto Alegre tem 750 vilas irregulares: "se a cada ano 16 projetos, um para cada região do Orçamento Participativo, tiverem início sua regularização, serão precisos 40 anos para resolver o problema". O vereador disse que é preciso maior iniciativa do Executivo. (MG)
MANIFESTAÇÕES Reginaldo Pujol (DEM) afirmou que ficou surpreso com as declarações do governador Tarso Genro de que existem pessoas pagas e infiltradas para promover a baderna nas manifestações populares. "Se Tarso, comandante maior da Brigada Militar, sabe disso, tem que usá-la para coibir esse tipo de ação." De acordo com o vereador, sejam de esquerda ou direita, estas pessoas são bagunceiras que perturbam, criando prejuízos de toda ordem. Pujol ainda destacou que o DEM tem reafirmado o seu compromisso com a democracia, sendo contrário a qualquer tipo de golpe. (MG)
PEC 37 Nereu DÁvila (PDT) agradeceu apoio dos vereadores que, na semana passada, aprovaram Moção de Repúdio contra a PEC 37. "O Legislativo de Porto Alegre foi o único das capitais a formalizar o seu repúdio a tentativas de enfraquecer o Ministério Público." Lembrou que a exemplo do que aconteceu no domingo (23/6) no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira, a manifestação em Porto Alegre irá ter essa como uma das suas principais pautas. Disse que a PEC 37 não pode ser aprovada, pois, caso contrário, as investigações perdem a sua independência, já que os delegados, segundo Nereu, são empregados do Estado, tendo, portanto, o governador como patrão. (MG)
MANIFESTAÇÕES - Sofia Cavedon (PT) falou sobre as manifestações que estão acontecendo por todo o país: a sociedade está se mobilizando, questionamento este sistema político que não representa o povo. Agora as pessoas estão experimentando o que é a democracia. A vereadora também criticou o deputado Marco Feliciano (PSC/SP), pelo projeto que libera a Cura Gay. Estas atitudes revoltam o povo e trazem descrédito ao sistema político. Sobre o transporte público em Porto Alegre, Sofia afirmou que a população quer mais qualidade e menos tarifas. (TA)
POLÍTICA - Valter Nagelstein (PMDB) afirmou fazer parte da primeira geração democrática.Participei das Diretas Já e dos Caras Pintadas. Derrubamos um presidente e entramos em uma democracia, sem destruir e quebrar objetos e locais públicos. De acordo com o vereador é necessário celebrar este momento da política, onde as pessoas se indignam e pedem por um país melhor, com segurança e crescimento sustentável. São muitas as demandas do povo. Mas temos que entender também, que não só a política deve mudar, mas o judiciário, os sindicatos e a população em geral, ressaltou. (TA)
MANDELA Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou que hoje não só a raça negra, mas o mundo tem de fazer silêncio em respeito ao estado de saúde de Nelson Mandela. Ele tem muita bondade no coração e está mal. Todos no mundo devem fazer silêncio, disse. Segundo o vereador, Mandela sempre lutou com amor e nunca guardou nenhum tipo de rancor. Esta luta me dá alegria, será que outras grandes líderes não poderiam dar exemplos ao mundo como ele?, questionou. (LV)
Textos: Milton Gerson (reg.prof.6539)
Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)