PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereador Giovani Culau e Coletivo
    Vereador Giovani Culau e Coletivo (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Vereador Idenir Cecchim
    Vereador Idenir Cecchim (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Na sessão plenária desta quarta-feira (01/03), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre se manifestaram em período de Lideranças:

 

MULHER - Em nome da Procuradoria da Mulher, Mônica Leal (PP) deu as boas-vindas ao mês de março, conhecido pelas homenagens ao Dia da Mulher. A vereadora ressaltou a luta contra a desigualdade no ramo da política, um meio predominantemente masculino. “Nós temos que fazer o nosso papel, a transformação deste quadro. O que vem acontecendo, mesmo que seja de forma muito acanhada. Me orgulho de ver que a sociedade não seria a mesma sem o protagonismo e a força diária da mulher”, afirmou Mônica. (EB)

 

MENTIRA - Gilson Padeiro (PSDB) destacou em seu discurso três informações importantes: primeiro, anunciou o representante do PSDB na Comissão Especial do Plano Diretor: vereador Ramiro Rosário; e mencionou o novo vice-líder da bancada do partido, vereador Conselheiro Marcelo. Gilson também criticou o site UOL, por ter publicado uma matéria na qual constava que ele e o vereador Conselheiro Marcelo votaram a favor da moção de solidariedade à Câmara dos Deputados por ocasião de denúncia para instauração de processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o parlamentar afirmou não ser verídico. (J.S)

 

ESCRAVIDÃO - Roberto Robaina (PSOL) falou sobre o resgate dos trabalhadores em situação análoga à escravidão e a vergonha que traz ao Estado. Comentou também sobre a fala do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel (sem partido). Robaina informou que está entrando com uma ação no Ministério Público, que fundamenta a necessidade de uma atitude drástica em relação ao vereador. “Este vereador cometeu um flagrante de delito, e em crime de racismo cabe a prisão. Ele precisa receber essa pena, do contrário, estaremos sendo coniventes e aceitando a impunidade”, declarou. (EB)

 

PTE - Alex Fraga (PSOL) falou sobre o  Programa de Trabalho e Emprego (PTE), firmado entre a Câmara e o Executivo da Capital, que acolhe, treina e prepara jovens com deficiências múltiplas para o mercado de trabalho. O parlamentar salientou que, das dez vagas oferecidas pela Câmara Municipal neste programa, somente sete estão ocupadas. “É muito importante que nós façamos o máximo possível, nesta Casa, para dar esse atendimento", apontou. (J.S)

 

SKATE - Giovane Byl (PTB) declarou que Porto Alegre está se tornando a Capital do skate no Brasil. Conforme Byl, a cidade possui hoje a maior pista de skate da América Latina, e recebe diversos eventos do esporte. O vereador divulgou o evento que acontece no mês de março, em diversos pontos tradicionais da prática de skate no município. “O skate que era um esporte muito criticado e marginalizado, vem mostrando a importância que tem na formação dos cidadãos”, disse. (EB)

 

EDUCAÇÃO - Mari Pimentel (NOVO) fez um questionamento à Prefeitura de Porto Alegre: “quando a educação vai ser prioridade?”. Ela ressaltou que as escolas públicas e privadas precisam de atenção. A vereadora cobrou o edital da compra de vagas, que foi aprovado duas vezes na Casa, mas que ainda não abriu. (J.S)

 

CRÍTICAS - Idenir Cecchin (MDB) fez críticas as falas da vereadora Mari Pimentel (NOVO) e ao partido NOVO. Segundo o vereador, o partido NOVO apresenta somente os defeitos, mas nunca uma solução. “Tem que ter respeito pelo Orçamento. O município dá valor sim para a educação. A senhora que está extrapolando e se fazendo de boa entendedora da educação”, rebateu. (EB)

 

ESCRAVIDÃO - Giovani Culau (PCdoB) ressaltou o dia 1° de março, e disse não se conformar com a falta de uma Casa da Mulher Brasileira em Porto Alegre. O vereador também falou do caso de trabalho analógo à escravidão em Bento Gonçalves. “A gente não pode deixar esse caso passar batido”, reforçou. Para Culau, falar do caso de exploração não é falar contra a viticultura do Estado, mas sim, não aceitar a exploração do trabalho. (J.S)

 

DOENÇAS RARAS - Alvoni Medina (Republicanos) convidou os vereadores para o seminário “Você sabe o que são doenças raras?”, que acontecerá amanhã, no Plenário Ana Terra. “As famílias sofrem muitas vezes com doenças que não tem apoio ou ajuda e, na maioria das vezes, perdem seus entes por falta de diagnóstico”, esclareceu. (EB)

 

SERRA - Claudio Janta (SD) também falou sobre o caso do trabalho análogo à escravidão. Ele lembrou das discussões no Congresso Nacional acerca do trabalho terceirizado, e das leis e regras aprovadas para estes trabalhadores. Segundo o vereador, há um sistema radicalizado na Serra Gaúcha e falta de fiscalização. (J.S)

 

MST - Jessé Sangalli (Cidadania) comentou sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e as invasões que ocorreram na Bahia. Segundo o vereador, a maioria das pessoas que invadiu as terras é mulher, para que caso haja resistência dos proprietários ou da polícia, apareçam mulheres sendo expulsas ou agredidas. “Existe uma certa cumplicidade por parte do Governo Federal para com essas invasões”, disse. (EB)

 

ESCOLAS - Jonas Reis (PT) ressaltou a falta de luz e postes com curto elétrico em frente à Câmara Municipal e a falta de fiscalização da Prefeitura. Jonas também falou sobre o problema da educação, da cobrança realizada periodicamente da presença da secretária de Educação nas escolas para visitas, e da falta de poda dos pátios escolares. “Falo com conhecimento de causa, nunca antes nós vimos não ter a poda das gramas das escolas antes de começar o ano letivo”, criticou. (EB)

 

CONSELHEIROS  - Marcio Bins Ely (PDT) falou sobre seu projeto de lei que traz melhorias para as eleições do conselho tutelar. O projeto prevê que os conselheiros que tenham exercido pelo menos um ano de mandato, não realizem novamente a prova e não sejam submetidos aos testes de serviços prestados. “Estaríamos assim realizando um reconhecimento de que elas estariam aptas à estar zelando por nossas crianças e adolescentes”, pontuou. (EB)

 

Texto

Josué Garcia e Eduarda Burguez (Estagiário de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)