Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Na sessão plenária desta quarta-feira (29/4) da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores trataram dos seguintes temas nos tempos de Lideranças:

REVOLTA - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre a desvalorização dos trabalhadores na Capital e citou o projeto de reestruturação da Secretaria Municipal da Fazenda, votado na Câmara na última segunda-feira (27/4). “O comitê municipal se solidariza com os servidores públicos que sofreram com a derrota devido à aprovação do projeto”, disse. Jussara ressaltou que os trabalhadores em qualquer circunstância devem ser valorizados, e a  bancada do PCdoB tem sem destacado em medidas históricas na luta pelos direitos dos trabalhadores. Ao finalizar, afirmou que repudia o voto do vereador Rodrigo Maroni (PCdoB), que, segundo ela, vai contra os princípios do partido. (CPA)

GRE-NAL - Tarciso Flecha Negra (PSD) citou o Gre-Nal ocorrido no último domingo, na Arena do Grêmio. “Está aqui a chance para todos os amantes deste esporte, para fazermos apenas isso: futebol. Não usar o esporte para atitudes negativas.” Segundo o vereador, no dia do jogo, observou torcedores rivais caminhando juntos em direção ao estádio e ressaltou: “Todos que estavam ali torceram pelo seu time, sem problemas e violência. Isto é muito gratificante.” Tarciso fez um apelo aos jogadores para respeitar o próximo dentro de campo. “Além de estar jogando, jogar futebol é trabalhar. Peço aos jogadores que não desperdicem a chance de dar exemplo para aquele que estão nas arquibancadas torcendo pelo time.” (CPA)

CRÍTICAS - Rodrigo Maroni (PCdoB) rebateu as críticas da vereadora Jussara Cony (PCdoB): “Quero dizer que tenho muita admiração pela Jussara, não só pela política, mas também no lado pessoal. Admiro e entendo a postura da vereadora.” Maroni admitiu que, na votação de segunda-feira, não correspondeu ao esperado por ela, mas que isso pode acontecer em qualquer partido. (CPA)

OPOSIÇÃO - Jussara Cony (PCdoB) reafirmou o posicionamento do seu partido em defesa dos trabalhadores e para a construção de uma nova sociedade e dirigiu-se ao vereador Maroni: "Agradeço o que você falou de mim, mas a amizade não supera isso; ela se mantém com as posturas políticas e ideológicas”. Jussara ressaltou que haverá uma reunião hoje no partido para debater questões relacionadas à atitude do vereador e acrescentou: "O vereador falou muito em seu discurso, mas não esclareceu o motivo do voto". (CPA)

CARRIS - Idenir Cecchim (PMDB) disse que, se existe falta de planejamento na Carris, esse é um problema que pode ser corrigido. "Se o Tribunal de Contas do Estado apontou os problemas naquela empresa, temos de concordar que as correções serão necessárias", disse. O vereador afirmou que a Carris ainda não foi condenada, ao contrário de alguns integrantes do PT. Cecchim finalizou sua fala destacando que os parlamentares do PT deveriam ter maior coerência com as suas falas na tribuna. (JD)

REFORMA - Bernardino Vendruscolo (PROS) afirmou que o Brasil vive um momento político gravemente delicado. "A reforma política, se não for bem elaborada, será definida em benefício apenas dos parlamentares", disse. O vereador ressaltou que a reforma política deveria ser organizada por diferentes setores da sociedade, adequando-se a todas as reivindicações. Vendruscolo afirmou ainda que a maioria da população porto-alegrense já se manifestou favorável ao cercamento do Parque da Redenção e destacou que esse fato demonstra a precariedade que o local se encontra. (JD)

CARRIS - Sofia Cavedon (PT) comentou a inspeção realizada nas contas da Carris entre 2011 e 2013 por parte do Ministério Público, que resultou em relatório do Tribunal de Contas. Conforme Sofia, o documento apontou uma gestão financeira deficiente, controle patrimonial falho e descumprimento da legislação trabalhista, entre outros. "Os dois ex-presidentes da Carris, ao longo desses anos, foram multados, mas com valores que considero baixos. Temos que esclarecer o porquê de este descontrole da Carris não ter sido superado até hoje", afirmou. (CV)

PLEBISCITO - Autor do projeto que prevê um plebiscito sobre o cercamento do Parque da Redenção, Nereu D"Avila (PDT) esclareceu que o que se vota na Câmara é se haverá ou não plebiscito e não o gradeamento. "Por meio do plebiscito, a população poderá se manifestar", disse. O vereador citou pesquisa que ouviu 600 frequentadores da Redenção, dos quais 71,7% não utilizam o espaço à noite por se sentirem inseguros. Nereu destacou os 56% que se mostraram favoráveis ao cercamento. "O historiador Sérgio da Costa Franco, renomado estudioso de Porto Alegre, mudou de opinião e agora também quer o parque fechado à noite, pois acredita que somente assim teremos respostas ao vandalismo", mencionou. (CV)

PAULINHO - Clàudio Janta (SDD) disse que, em um processo, o presidente nacional de sua sigla, o deputado federal Paulinho da Força, foi absolvido por unanimidade. "Quando estamos do lado certo, a justiça tarda, mas não falha", disse. Presidente da Força Sindical no Estado, o vereador comentou a opção da presidente Dilma de não se pronunciar em cadeia nacional de rádio e TV no 1º de Maio, Dia do Trabalhador. "Não vai falar porque não tem nada a comunicar neste momento. Medidas Provisórias serão encaminhadas ao Congresso para restringir o acesso ao seguro- desemprego, o fator previdenciário continua aí e os aposentados não recebem os mesmos reajustes do salário mínimo", enumerou. (CV)

SEGURANÇA - Fernanda Melchionna (PSOL) mostrou-se preocupada com a crise da segurança pública no Rio Grande do Sul. Segundo ela, desde o início do ano ocorre um desmonte dos órgãos públicos que prestam atendimento a casos de violência contra a mulher. Agora, a situação teria se agravado. "Chegamos num ponto tal que o governo cancela horas extras dos brigadianos e reduz a gasolina para as viaturas", afirmou. Fernanda também lamentou o sucateamento dos setores de investigação da Polícia Civil. "Além disso, Sartori faz a política do terrorismo. Diz que não pode nem pagar o funcionalismo, mas não questiona a dívida que o Estado tem com a União", acusou. (CV)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)