Plenário

Sessão ordinária - Lideranças/Comunicações

No período destinado às Lideranças e às Comunicações, da sessão plenária desta segunda-feira (30/11), os vereadores de Porto Alegre falaram sobre os seguintes temas:

FRENTE - Nereu D’Avila (PDT) condenou a ação de taxistas que agrediram o motorista Bráulio Escobar, que dirigia um automóvel do aplicativo Uber na semana passada em Porto Alegre. “Imagino que este ato esteja sendo repudiado por todos”, disse ele, revelando que a classe dos taxistas, “que tem uma banda podre agindo”, vem sendo discriminada pela sociedade em nome de alguns. Sugeriu que seja criada, na Câmara, uma frente parlamentar para discutir a regulamentação do Uber, “já que a Casa aprovou o atraso e foi contra a tecnologia ao repudiar a sua utilização Capital”. Nereu concluiu pedindo ao prefeito que vete a aprovação deste projeto que chamou de “retrógrado”. (FD)

UBER - Airto Ferronato (PSB) disse que não se arrependeu do voto contra o Uber porque a manutenção do aplicativo em Porto Alegre precisa de regulamentação, de licenciamento. Lembrou que, para colocar “qualquer venda de mandolate”, é preciso que o proprietário recorra a uma enorme burocracia para conseguir a liberação. “São milhares de folhas de papel para conseguir autorização”, afirmou. Concluiu declarando que não é contra a atuação do aplicativo em Porto Alegre, mas que é preciso “regulamentar a lei”. (FD)

TÁXI - Bernardino Vendruscolo (PROS) falou sobre a votação do projeto que proíbe a circulação do Uber em Porto Alegre. "Todos nós queremos melhorias no trânsito, na segurança do trânsito. Quando digo todos, falo em motoristas do Uber, taxistas e pessoas que utilizam veículos para se locomover." Segundo Bernardino, o respeito de opiniões diferentes sobre o tema é essencial para que haja sintonia entre os vereadores. Ao finalizar, destacou: "Aqui ninguém é contra o Uber. Somos contra aquelas pessoas que querem trabalhar às custas de trabalhadores." (CPA)

PROJETO - Clàudio Janta (SDD) falou sobre o projeto de sua autoria relativo à regulamentação dos transportes veiculares. "O meu projeto é para regulamentar os motoristas que fazem transportes através de aplicativos de celulares. Nesse caso, me refiro a motoristas de táxis e particulares." Segundo Janta, muitos taxistas de Porto Alegre sofrem agressões e trabalham sem o mínimo de segurança. "Muitos são esfaqueados, assaltados e agredidos na nossa Capital, mas nenhum caso é notificado ou reproduzido na mídia." (CPA)

REGULAMENTAÇÃO - Mônica Leal (PP) falou sobre o projeto que visa regulamentar taxistas e motoristas particulares. A vereadora destacou que só a lei federal pode proibir ou não o aplicativo do Uber. "Existe uma diferença entre transporte individual público, do individual privado", disse. Segundo Mônica, não é de competência municipal realizar a regulamentação. (CPA)

INDIVIDUALISMO - Rodrigo Maroni (PCdoB) falou sobre o individualismo da sociedade "Recebi uma ligação sobre uma cadela grávida que tinha sido atropelada há mais ou menos três dias e não recebeu ajuda até o momento que cheguei ao local." Segundo o vereador, a realidade vivida por animais de rua é triste. E solicitou: "Peço que todos se envolvam na causa animal. Liguem, mandem mensagem, procurem a Prefeitura, sempre que houver necessidade. Todo esforço é válido para ajudar um animal atropelado ou que precise de ajuda." (CPA)

TRANSPORTES - Dr. Thiago Duarte (PDT) afirmou que foi instigado, nos últimos dias, a discutir a questão dos transportes em Porto Alegre. "O serviço Uber equivale aos táxis, e seu desempenho não pode ser atuado de forma livre, respeitando a livre concorrência", disse. O vereador destacou que o uso do taxímetro é obrigatório por lei para transporte individual e remunerado de pessoas e que é preciso oferecer qualidade e segurança aos passageiros. "Sou contra o arremedo de profissionais em qualquer área e sou a favor do regramento das empresas que oferecem transporte individual", destacou. (JD) 

Textos: Flávio Damiani (reg prof 6180)
            Clara Porto Alegre (estagiária de Porto Alegre)
            Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)