Plenário

Sessão Ordinária - Lideranças, Comunicações e Grande Expediente

  • Sessão ordinária remota.
    Vereador Gilson Padeiro (PSDB) falou durante o Grande Expediente
  • Importada em 03-05-2021.
    Giovane Byl (PTB) também se manifestou em Grande Expediente

Durante os períodos destinados às Comunicações, Lideranças e Grande Expediente, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (3/5), os vereadores e as vereadoras trataram dos seguintes temas:

CARRIS - Aldacir Oliboni (PT) criticou a privatização da Carris, proposta pelo governo. "Ela tem dado lucro. Os governos têm feito inúmeras irregularidades e não valorizam esse patrimônio público". Oliboni disse ainda que, em tempos de pandemia, as 20 linhas retiradas foram assumidas pela Carris, e o governo atual não reconhece a sua importância. "O preço da passagem é de controle do governo, que sinalizou que, em três meses, iria onerar a população aumentando o preço da passagem." Por fim, lembrou nomeação feita por Sebastião Melo de servidor sem nivel superior, cometendo crime de responsabilidade. "Um servidor que não tem nível superior para ser diretor da Carris, não atendendo as prerrogativas de uma lei federal. E assim insiste em responder por improbidade administrativa." E afirmou que serão 2 mil servidores públicos que serão prejudicados e que a sua bancada criará todos os mecanismos necessários para impedir essa privatização. (PB)

PRIVATIZAÇÃO - Felipe Camozzato (Novo) disse que a Carris tem acumulado meio bilhão de reais em prejuízo, e é o cidadão que tem sido onerado, além de ter subsídio indireto do Executivo. "As estatais são ineficientes, assim é no Brasil e em todos os lugares. É uma constante interferência política em estatais brasileiras, e isso acontece muitas vezes com a corrupção vinda de partidos como o PT", afirmou Camozzato. Disse respeitar a defesa ideológica, mas acredita que há muito tempo a Carris não entrega mais o que a população precisa. "A nossa cidade precisa de uma empresa mais competitiva, com menores preços, mais modais, e a Carris não consegue competir com outras empresas. É bom que esta gestão está querendo modernizar e beneficiar ainda mais a população através dessa privatização." (PB)

REPASSE - Giovane Byl (PTB) defendeu seu projeto que tramita na Casa e que visa a garantir a manutenção do repasse de recursos às entidades conveniadas com a prefeitura e que tem a parceirização com a educação infantil. "Essas entidades pararam de receber seus recursos mesmo quando as aulas estiveram suspensas no período da pandemia. Sem essas entidades, a prefeitura não conseguiria atender as nossas crianças da Capital." Segundo o vereador, os dirigentes ficam sem a garantia de receber seus repasses para pagar a folha de funcionários e realizar seus planos de qualificação. (PB)

CARRIS - Karen Santos (PSOL) destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Carris. “Essa empresa pública presta o melhor serviço de ônibus em nossa cidade frente aos consórcios privados. Neste momento de pandemia, foi a Carris que assumiu as 22 linhas quando as empresas privadas romperam o que estava no contrato e excluíram essas linhas, prejudicando estudantes e trabalhadores, aumentando o tempo de espera nas paradas.” Lembrou que esteve visitando o Terminal Triângulo e conversando com a população, que relatou tempo médio de espera entre 20 e 30 minutos. “Antes de atacar uma empresa pública de excelência, temos que pensar quais as gestões que a desmontaram.” (BMB)

ZONA SUL – Gilson Padeiro (PSDB), em Grande Expediente, destacou as melhorias na prestação de serviços públicos na região do extremo sul da cidade. “Precisamos parabenizar, reconhecer e valorizar. Estamos enxergando a pavimentação, serviços de iluminação, capina e roçada, serviços de esgoto, parques e praças na região também tiveram melhorias significativas nos últimos meses. São 122 dias desse novo governo, onde esse vereador também é uma experiência nova, e estamos trabalhando para qualificar as ações.” Apontou, ainda, o recolhimento dos resíduos na beira das vias e as podas laterais como os principais problemas do momento na referida região. (BMB)

SOCIAL – Giovane Byl (PTB), em Grande Expediente, reforçou o seu orgulho ao fazer parte dos 36 vereadores da Capital e poder cumprir o seu papel de legislador. Ao destacar momentos de sua história, afirmou: “Fui um jovem que teve tudo para dar errado na vida, mas felizmente hoje sou vereador. Venho carregando, desde o primeiro dia de mandato, lutas nas áreas social e comunitária para trazer justiça social à população. É esse o compromisso que quero reforçar, de lutar para que as políticas públicas cheguem aos lugares mais extremos da cidade, pois todos precisam e merecem um olhar de atenção. Também temos a preocupação com os direitos das crianças e adolescentes, que agora também lutam com traumas gerados pelo isolamento e pandemia.” (BMB)

TRABALHADOR – Cláudio Janta (SD) agradeceu o apoio e mensagens dos colegas pelo falecimento de sua mãe e destacou a data alusiva ao Dia do Trabalhador. “Estamos vivendo um momento de insegurança de emprego e empregabilidade. Precisamos da retomada urgente do auxílio emergencial e das políticas em favor dos pequenos, que estiveram fechados por muito tempo.” Também reforçou a necessidade de manutenção dos protocolos sanitários contra a covid-19, mesmo com a bandeira vermelha no Estado. “Não adianta querer que o governo não faça as restrições, se as pessoas não respeitam. O que se viu, no final de semana, foi de assustar, com muitas festas e aglomerações. Aí fica difícil a luta pela vida.” (BMB)

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)