Sessão Solene

Pneumologista Jorge Hetzel é Cidadão de Porto Alegre

Hetzel atua na Santa Casa Foto: Tonico Alvares
Hetzel atua na Santa Casa Foto: Tonico Alvares

O pneumologista Jorge Lima Hetzel tornou-se hoje (25/10) Cidadão de Porto Alegre. A homenagem foi prestada pelo vereador Luiz Braz (PSDB) em solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Em sua manifestação durante a cerimônia, Braz disse que esta deferência é o maior reconhecimento que uma cidade pode dar a um cidadão. “Basta ver que, num universo de 1,5 milhão de pessoas, não contamos 500 que tenham este título”, ressaltou o vereador, enfatizando que a pessoa que for pinçada em qualquer segmento da sociedade estará recebendo um reconhecimento extremo. “Passa a ser um expoente a ser seguido. Fico feliz em ter sugerido o nome de Hetzel”, finalizou o parlamentar.

Para o novo Cidadão de Porto Alegre hoje é um dia de recordações, emoções e agradecimentos. “Me sinto orgulhoso, pois hoje Porto Alegre me acolhe oficialmente”, disse Hetzel, agradecendo aos colegas médicos da Santa Casa. “Estar na Santa Casa e exercer diariamente sua missão me engrandece como cidadão”. Ele também reconheceu a deferência da Câmara. “Muito obrigado Porto Alegre”. 

Em nome do prefeito José Fortunati, a secretária da Municipal da Administração, Sônia Vaz Pinto, se manifestou dizendo que o título conferido a Hetzel dignifica a cidade de Porto Alegre. “Manifesta um grande reconhecimento pelos 40 anos de serviços prestados a nossa cidade”.

A sessão foi presidida pelo vereador Nelcir Tessaro (PSD) e acompanhada pelos vereadores Elói Guimarães (PTB), João Carlos Nedel (PP) e Bernardino Vendrusculo (PSD) Também prestigiaram o evento o secretario adjunto da Saúde do Estado, Elemar Sand, o vice-reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Cláudio Marrone, o presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Sul, Gustavo Py Gomes da Silveira, o provedor da Santa Casa de Misericórdia  José Sanseverino, o vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Henglert, e o representante do Conselho de Cidadãos  Honorários de Porto Alegre, Jorge Krieger de Mello. 

Currículo

Formado pela Faculdade de Medicina de Santa Maria, Hetzel ingressou na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 1970, como doutorando. No ano seguinte, iniciou a residência médica em Pneumologia, com um programa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre de 1996 a 2004, na qual atua como professor. Também em 2004 foi nomeado diretor do Pavilhão Pereira Filho. Jorge Hetzel tem toda a sua vida profissional exercida na Santa Casa de Porto Alegre. Hetzel tem 59 anos e é natural de Cruz Alta.
 
Regina Andrade (reg. prof. 8423)