Porto Alegre terá nome de rua do Missionário Herbert Gustaf Nordlund

Porto Alegre terá nome de rua do Missionário Herbert Gustaf Nordlund

Porto Alegre terá nome de rua do Missionário Herbert Gustaf Nordlund
Porto Alegre terá nome de rua do Missionário Herbert Gustaf Nordlund

Na noite do dia 30 de outubro, no culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Matriz de Porto Alegre, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino teve a oportunidade de dar uma saudação com o objetivo de compartilhar um anúncio para a igreja. O comunicado foi informar à Igreja que foi protocolado na Câmara de Vereadores, projeto de lei que denominará a rua T – Vila Esmeralda, bairro Lomba do Pinheiro, como Rua Missionário Herbert Gustaf Nordlund, como forma de homenagear a família Nordlund, uma das fundadoras da nossa igreja.

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “o projeto já foi protocolado há uns dois meses, está tramitando nas comissões do Legislativo, e em breve chegará no plenário para votação. A expectativa é que até fevereiro do ano que vem possa ser aprovado, e assim, fazermos um evento de nomeação à partir de março”.

O Missionário Wilson Nordlund (filho do saudoso Missionário Herbert Gustaf Nordlund), que estava presente no culto, também deu uma palavra de saudação e agradeceu a vereadora pela iniciativa. “Muito obrigado mesmo. Me sinto emocionado com essa homenagem e com tanto carinho que essa cidade tem com a minha família”, disse o Missionário Wilson.

Conheça mais Missionário Herbert Gustaf Nordlund
Herbert Nordlund (1912-1949) era filho do missionário sueco Gustav Nordlund pioneiro da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul. Era jovem, talentoso músico e um obreiro de destaque. Porém sua vida foi ceifada quando Herbert tinha apenas 36 anos de idade. Teve uma vida curta, mas toda ela dedicada ao serviço de Deus.

Nasceu na Suécia, no dia 2 de setembro de 1912. Com apenas 10 anos de idade, em agosto de 1922, embarcou com sua família para os Estados Unidos, indo residir em Nova Iorque. No navio em que viajavam, encontraram a família Vingren que regressava, via Estados Unidos, para o Brasil. Herbert Nordlund, cuidou dos dois filhos mais novos do casal Vingren, que tinham 3 e 4 anos respectivamente. Esse contato com a família do missionário Vingren foi altamente proveitoso para Herbert Nordlund, pois naquele mesmo ano, na cidade de Nova Iorque, ele aceitou a Cristo como Salvador.

No ano seguinte veio com seus pais para o Brasil. Antes de fixar-se no Rio Grande do Sul, morou oito meses em Belém do Pará. Chegando à capital gaúcha, em 2 de fevereiro de 1924, passou pelas águas do batismo no dia 19 de outubro do mesmo ano, recebendo o batismo no Espírito Santo em 1935. Neste mesmo ano recebeu a chamada definitiva para o trabalho na seara do Senhor. Cristo o chamava para pregar o seu Evangelho de fogo, poder e glória.

Foi obediente à visão celestial, e isso deu-lhe forças para jamais recuar ante as tempestuosas situações que normalmente acompanham aqueles que labutam na obra do Senhor. Foi soldado da primeira linha, estando em todos os lugares. Incansavelmente viajava por todo o Estado, pregando a mensagem de Boas Novas, que tem poder para transformar qualquer vida. Com o mesmo entusiasmo que pregava, dirigia estudos bíblicos, aconselhando e estimulando a outros. Era um homem que se sentia bem em qualquer lugar; considerava-se igual a qualquer irmão que visitasse, tendo um lema muito comum aos humildes: viver para servir. E servindo, obtinha de Deus amor suficiente para distribuir com todos.

Devido às mutações da época em que viveu, e vendo as constantes ameaças do mundo, veio-lhe a inspiração do maravilhoso poema “Jesus voltará”, cuja letra foi transformada em hino e recebeu o número 401 da nossa Harpa Cristã: “Breve virá, breve virá; breve jesus voltará!” diz o coro dessa maravilhosa mensagem. Herbert Nordlund dedicou toda a sua vida ao serviço de Jesus. Seus pais viram o querido filho partir para a Glória, ficando eles em plena atividade no estado gaúcho.