Mandato

Porto Alegre vive a I Semana Cultural Gospel

Porto Alegre vive a I Semana Cultural Gospel
Porto Alegre vive a I Semana Cultural Gospel

 

O dia 19 de outubro deu início a I Semana Cultural Gospel de Porto Alegre, de acordo com a Lei 13.521/2023, de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino,  aprovada por unanimidade nas comissões e sancionada pelo Prefeito Sebastião Melo em 26 de julho deste ano.

 

A programação iniciou com uma solenidade na Câmara de Vereadores, reunindo líderes religiosos, com destaque para o Pastor Presidente da Convenção Nacional de Igrejas Independentes do Brasil (CONIIB), o Pastor Osvaldo de Oliveira, de quem partiu a demanda de formular esta lei e encaminhou à vereadora Tanise, que prontamente atendeu ao pedido e protocolou na Câmara. Também marcaram presença o Segundo Vice Presidente do CONIIB, Pastor Eliseu Meneghetti; o Pastor Edmilson Freire, da Casa Church; o Pastor Milton de Jesus, da Igreja Manancial; o Pastor Rodrigo Tavares, da Manancial de Vida; o Deputado Estadual Sabino, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o vereador Tiago Albrecht, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e Estado Laico.

 Para marcar a abertura a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino proferiu uma palestra sobre a saúde mental das lideranças, pois é fundamental responder com atitude a clássica pergunta: “quem cuida do cuidador”. No turno da tarde, neste mesmo dia, foi realizada uma palestra na Câmara de Vereadores sobre o Outubro Rosa, intitulada um “Um olhar biopsicossocial e espiritual da vida” que contou com vários especialistas sobre o tema.

 Nos dias 24 e 25 de outubro, foi montada uma estrutura de tendas da Riart no Largo Glênio Peres, entre o Mercado Público e o Chalé da Praça XV, bem no coração de Porto Alegre, com palco para apresentações artísticas, testemunhos, evangelização e também um estúdio para a realização de podcasts. Para estes dois dias, preparou-se uma programação diversa e inclusiva, de forma a expressar toda a riqueza da cultura gospel. No palco, as mais variadas expressões artísticas, sempre louvando a Deus: dança, teatro, rap, samba, pagode, rock e muito mais.

No encerramento do dia (24) de atividades,  a Tenda da Semana Cultural Gospel recebeu o Prefeito Sebastião Melo que expressou na ocasião  a importância da iniciativa parabenizou a realização do evento: “penso que as igrejas têm dois papéis fundamentais que são a oração e também a ação. Como prefeito tenho a noção da relevância e dimensão do acolhimento que as igrejas fazem. As igrejas fazem muito pela cidade e eu sou grato por este trabalho”.

 

No encerramento do dia (25), a Semana Cultura Gospel, contou com a banda Recupera Samba. Uma banta formada por dependentes químicos em recuperação, que adoram o samba e adoram Jesus, o que resultou no nome Recupera Samba.

 

Ao finalizar a I Semana Cultural Gospel de 2023, Tanise Sabino expressou sua satisfação com a realização do evento: “tenho certeza que impactamos de forma positiva a vida das pessoas com a realização deste evento. Me sinto realizada em poder assegurar espaço e visibilidade para a expressão gospel”.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228