SAÚDE MENTAL

Prefeitura abre concurso público para psicólogo

Sessão Solene
Sessão Solene

Na tarde de hoje, 11 de outubro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino utilizou o tempo de liderança do PTB, divulgando o Edital 077/2021 para o concurso público para os cargos de cargos de Arquiteto,  Técnico em Enfermagem e Psicólogo. O concurso abriu no dia 04 de outubro e as inscrições vão até o dia 03 de novembro pelo site da Fundatec. 

Conforme a Vereadora Sabino “estamos felizes por um lado, porque depois de muitas conversas com o governo municipal, vimos abrir o concurso, porém tristes por um outro lado, por saber que é apenas 1 vaga para o cargo de Psicólogo”. Ainda conforme a vereadora “sabemos que muitos profissionais psicólogos estão se aposentando e apenas 1 vaga para atender a grande demanda que a nossa cidade enfrenta na área da saúde mental, é muito pouco”.

A vereadora ainda em seu proncunciamento refere sobre o adoecimento mental, em que encontramos, pessoas cada vez mais  com depressão, ansiedade e estresse, e com o advento da pandemia, isso tem se potencializado. 

Tanise Sabino falou ainda, que quando assumiu em janeiro deste anos como Vereadora, a primeira ação que fez foi marcar uma agenda com prefeito Sebastião Melo e tratar a Lei Federal nº 13.935/2019 assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2019, que determina que a rede pública de educação básica contará com serviços de psicologia e assistência social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, através de equipes multiprofissionais. A lei dispôs do prazo de 1(um) ano para que as providências fossem tomadas e este prazo se encerrou ao final de 2020 e, considerando que o mandato, Sr. Prefeito Sebastião Melo, iniciou em 2021, a Vereadora apresentou a referida legislação para conhecimento, salientando a importância do governo Municipal tomar as devidas providências.

Em seu pronunciamento referiu “sabemos das limitações orçamentárias, entretanto, torna-se fundamental psicólogos e assistente sociais nas escolas para a realização de trabalhos de diagnóstico e programas de prevenção na área da saúde mental, tanto para o público-alvo de professores, alunos e familiares. Precisamos de mais psicólogos nos Caps, nos postos de saúde, para atender a população de Porto Alegre”. 

Ainda utilizando o período de liderança a Vereadora registrou a triste denúcia que saiu no Jornal Sul21 no dia 08 de outubro, de que pacientes de saúde mental deitados no chão e em cima de mesas por falta de leitos no posto da cruzeiro. Conforme a Vereadora Tanise “Isso é um absurdo, este descaso com a saúde mental. Precisamos investir no cuidado com as pessoas. Sempre buscarei junto ao govenro da nossa cidade construir políticas públicas e melhoria no atendimento para a área da saúde mental através do diálogo e alinhamento”. 

E para finalizar, o seu proncunicamento, a Vereadora lembrou que na data de ontem, dia 10 de outubro, comemorou-se o dia mundial da saúde mental. Essas datas são importante como forma de conscientização e reflexão.  É um alerta, para que possamos ter um olhar mais inclusivo para as pautas da saúde mental. Conforme Tanise Sabino “precisamos falar sobre saúde mental não só no mês de setembro, setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio ou no mês de janeiro, janeiro branco, mês da saúde mental. Precisamos falar sobre isso o ano inteiro.  Precisamos perceber isso e acolher aqueles que necessitam de amparo”