Mandato

Prefeitura de Porto Alegre divulga edital de contratação de 27 psicólogos, 357 agentes de educação inclusiva e outros cargos para as escolas

Prefeitura de Porto Alegre divulga edital de contratação de 27 psicólogos, 357 agentes de educação inclusiva e outros cargos para as escolas
Prefeitura de Porto Alegre divulga edital de contratação de 27 psicólogos, 357 agentes de educação inclusiva e outros cargos para as escolas

O município de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), divulga o Edital de Chamamento Público 010/2023 para seleção de parceria com organização da sociedade civil visando atendimento de apoio educacional a estudantes da educação especial e educação básica no âmbito do Programa Incluir mais POA. Ao total, serão 27 psicólogos, 05 coordenadores, 08 psicopedagogos, 08 fonoaudiólogos, 16 assistentes sociais e 357 agentes de educação inclusiva, que serão divididos em 05 regiões da cidade, abrangendo todas as escolas.

O objetivo é selecionar Organização da Sociedade Civil (OSC) que tenha interesse em firmar, com a Administração Pública, termo de colaboração para atendimento e apoio educacional, inclusive psicológicos e socioassistenciais em regime de mútua cooperação, para atuarem conforme critérios especificados no edital, nas escolas da rede municipal de educação de Porto Alegre, no âmbito do Programa Incluir Mais POA.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino com muita alegria refere que: “a contratação de 27 psicólogos para as escolas em programas de saúde mental é um momento de grande satisfação e esperança para nossa comunidade. Desde o início do meu mandato, venho trabalhando com o prefeito Sebastião Melo a importância da contratação dos psicólogos. A saúde mental é um tema de extrema relevância, especialmente no contexto educacional, onde nossas crianças e jovens enfrentam desafios emocionais significativos. A presença desses profissionais nas escolas será fundamental para proporcionar o apoio necessário aos nossos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades emocionais, lidar com o estresse e superar dificuldades. Agradeço ao prefeito Sebastião Melo por priorizar essa importante questão e investir em ações que promovem o bem-estar de nossa juventude. Estamos comprometidos em trabalharmos juntos para construirmos uma cidade que valoriza a saúde mental de todos os seus cidadãos, e esta iniciativa é um passo significativo nessa direção".

Ainda, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino ressaltou que além dos 27 psicólogos, serão contratados 357 agentes de educação inclusiva. “A rede de educação estava, realmente, precisando deste profissional. Eu converso, diariamente, com as famílias, e muitas me relatam a ausência deste profissional. Este profissional desempenha um papel crucial nas escolas para garantir a educação inclusiva de estudantes com necessidades especiais ou com deficiência. O agente de educação inclusiva, com certeza, irá oferecer suporte personalizado aos estudantes com necessidades especiais, adaptando estratégias de aprendizado e materiais para atender às suas necessidades específicas. Será muito importante para os nossos autistas. Tem crescido muito o diagnóstico de autismo nas escolas, e este profissional, certamente, atuará como um elo essencial entre a escola, os professores, os alunos e suas famílias, buscando garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças ou necessidades específicas”.

O edital é uma ação da Secretaria Municipal de Educação – SMED, que visa implementar o Programa Incluir Mais POA e objetiva a qualificação da política pública em Educação Especial e na Educação Básica de forma geral, por meio de Atendimento de Apoio Educacional, inclusive psicológicos e socioassistenciais, a serem disponibilizados por uma OSC, que viabilizará o atendimento completo ao estudante, considerando suas necessidades em diferentes áreas para desenvolver suas potencialidades e autonomia, bem como a oferta de formação continuada aos profissionais da escola, da OSC e às famílias envolvidas.

 

Clique AQUI para ter acesso ao Edital.

Edição

Caroline Strüssmann (reg. prof. 9228)