Sessão Solene

Presidente da Casa do Menino Jesus de Praga é Cidadão

Annes diz que foi ajudado pelo voluntariado Foto: Vicente Carcuchinski
Annes diz que foi ajudado pelo voluntariado Foto: Vicente Carcuchinski
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (12/11), em Sessão Solene, o título de Cidadão ao engenheiro Alberto Oliveira Annes, 73 anos. A distinção foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP). Annes é o atual presidente da Casa do Menino Jesus de Praga.

Nedel citou frase de Bertolt Brecht  para homenagear Annes: "Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis". O novo Cidadão de Porto Alegre, disse Nedel, é um "imprescindível".

O vereador lembrou que, antes de iniciar seu trabalho voluntário, Annes, a partir dos 35 anos de idade, já ajudava financeiramente diversas instituições benemerentes de Porto Alegre, entre as quais o Asilo Padre Cacique, o Colégio Pão dos Pobres, a Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), o Lar do Amigo Germano, a Aldeia da Fraternidade, o Lar Santo Antonio, a Creche Santa Zita de Luca, a Cruz Vermelha e, por último, a Casa do Menino Jesus de Praga.

"Conhecendo teu coração generoso e tua alma movida pelo amor, sei dos méritos que tens", disse Nedel, dirigindo-se a Annes. "Minha alegria maior foi ver esta Casa aprovar por unanimidade esta homenagem. Um reconhecimento do povo de Porto Alegre à doação, ao amor e ao trabalho de Annes, especialmente na assistência às crianças carentes."

Annes disse que após anos de voluntariado fez uma constatação: "Quando decidimos trabalhar como voluntários, pensamos em ajudar o próximo. Na realidade, porém, percebemos que os voluntários é que são ajudados, o que torna nosso trabalho muito mais gratificante". O homenageado agradeceu à Parceiros Voluntários, por ter lhe dado a oportunidade de atuar no voluntariado. 

A partir da atuação na Parceiros, acrescentou, começou seu trabalho na Casa do Menino Jesus de Praga, entidade que abriga crianças com lesão cerebral grave, de famílias pobres de todo o Estado. "Compartilho com os presentes a esta sessão uma frase que carrego desde a infância: "Serei alma forte, audaz e lutadora. Não me deixarei vencer pelas vicissitudes da vida nem pelos dias de amargura"."

História

Annes nasceu em Passo Fundo, em 12 de fevereiro de 1940. Aos 17 anos, veio estudar em Porto Alegre. Aos 19, ingressou na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde se formou em Engenharia Elétrica, aos 23 anos. Em 1964, ingressou na Elevadores Atlas, empresa na qual trabalhou por 32 anos. Montou depois uma empresa de consultoria, na qual atuou até 2006, quando se aposentou.

Na área social, a partir de 1988, começou a participar como voluntário diretamente no trabalho de instituições de caridade. Começou pela Associação Beneficente Santa Zita de Luca, onde até hoje faz parte do Comitê de Planejamento, e, a partir de 1999, através da ONG Parceiros Voluntários, da Casa do Menino Jesus de Praga. Desta última, é o atual presidente, para o mandato 2013/2015. Leia aqui o currículo completo do homenageado.

A Sessão foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) e teve a presença também do vereador Delegado Cleiton (PDT) e de amigos e familiares do homenageado.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)