Comissão

Presidente da Cosmam visita Reserva Biológica do Lami

Visita à Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. Na foto, a bióloga Patrícia Witt, gestora da reserva, fala sobre o local
Gestora disse que local recebe escolas e pesquisadores (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), visitou, na manhã desta terça-feira (17/5), a Reserva Biológica do Lami, situada no extremo sul de Porto Alegre. No encontro, a gestora da reserva, Patrícia Witt, falou sobre projetos realizados e as dificuldades enfrentadas. Segundo ela, houve resistência da população ao fechamento da reserva para o público. "Passamos por momentos difíceis aqui na reserva. Infelizmente, quando assumi como gestora havia muitas irregularidades e equívocos. O local era aberto para pescadores e o público em geral", disse. Conforme a gestora, o ambiente precisa ser livre para que os animais não sofram alterações no seu habitat natural.

Patrícia disse ainda que a Reserva Biológica do Lami é aberta a instituições de ensino e grupos de  pesquisa, com o objetivo de promover um programa educacional. "Aqui, recebemos com data agendada muitas escolas, faculdades e grupos mais objetivos para pesquisas. Ministramos palestras e realizamos trilhas para que eles entendam na prática, o que estão nos livros." 

A vereadora Lourdes Sprenger destacou a importância do trabalho realizado na reserva. "É um lugar bonito, com estrutura. Fico feliz em saber que existem pessoas que trabalham com amor aqui. A natureza é muito ampla e merece esse tratamento", disse. Além de Lourdes, estiveram presentes representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal da Cultura. 

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)