Atividade Legislativa

Presidente do TRT4 recebe homenagem na Câmara Municipal

Título foi aprovado por unanimidade na sessão plenária

Desembargador Francisco Rossal de Araújo
Desembargador Francisco Rossal de Araújo
Movimentações em plenário na Sessão Extraordinária da manhã desta terça-feira dia 21 de dezembro
Movimentações em plenário na Sessão Extraordinária da manhã desta terça-feira dia 21 de dezembro (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

           O desembargador federal Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), será homenageado com o título de Cidadão de Porto Alegre, através de projeto do vereador Pedro Ruas (PSOL)  (PLL 390/21) que foi aprovado na sessão plenária na terça-feira (21/12/2021), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A honraria será entregue em solenidade a ser agendada.

Natural de Alegrete/RS, o homenageado assumiu o TRT no dia 03 de dezembro de 2021. Ele ingressou na magistratura em 27 de setembro de 1990, quando tomou posse como juiz do Trabalho substituto da 4ª Região. Em 22 de junho de 1993, assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Erechim. Também foi titular da VT de São Gabriel, da 27ª VT de Porto Alegre, da VT de Rosário do Sul e da 16ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador em 28 de maio de 2012. Foi vice-presidente do TRT-RS no biênio 2019/2021.

            Francisco Rossal de Araújo formou-se em 1988 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde também alcançou o grau de Mestre em Direito Público. É professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal gaúcha desde 2007, aprovado em primeiro lugar em concurso de provas e títulos. Presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) entre 2000 e 2002, onde sempre defendeu o papel da justiça trabalhista na formação de uma sociedade mais igualitária e justa, tema que ele destacou como foco na solenidade de posse na presidência do TRT, em 03 de dezembro último. Conforme Pedro Ruas, que é advogado trabalhista e inclusive presidiu a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), o homenageado é um exemplo a ser seguido por aqueles que labutam por justiça social.

 

Texto

Jurema Josefa/Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)