Presidência

Presidente Idenir Cecchim cumpre agenda nesta quarta-feira

Presidente Idenir Cecchim recebe o Rabino Guershon Kwasniewski, da SIBRA
Rabino Guershon Kwasniewski (e) levou convite ao presidente Idenir Cecchim (MDB) para que Legislativo participe de ato em memória das vítimas do Holocausto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Idenir Cecchim (MDB), cumpriu agenda nesta quarta-feira (26/1), ao receber, no gabinete da presidência, diversas autoridades, lideranças e representantes de entidades da Capital e do Executivo municipal. Pela manhã, Cecchim recebeu o representante do Diálogo Inter-Religioso da Capital, rabino Guershon Kwasniewski, que falou sobre o We Remember, campanha do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado anualmente em 27 de janeiro. A data foi definida pela ONU como referência ao dia da libertação de judeus, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração e Extermínio de Auschwitz em 1945. O ato em memória às vítimas do Holocausto, com participação de sobreviventes, autoridades civis e religiosas, é organizado pelo Congresso Judaico Mundial e Confederação Israelita do Brasil, e poderá ser acompanhado online no dia 27 de janeiro, a partir das 19h30min, pelo YouTube.

TRANSPARÊNCIA - Ainda pela manhã, o secretário municipal da Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, que estava acompanhado do controlador-geral do Município, Sílvio Zago. No encontro, o secretário entregou ao presidente Idenir Cecchim o relatório "Transparência: Eixos de Gestão", consolidado em dezembro de 2021. O documento é referente a dados e informações sobre a atuação dos órgãos municipais nas áreas de gestão, serviços públicos e desenvolvimento econômico e social. Ferenci destacou que “as temáticas vão desde o telefone 156, de serviços, até trabalhos especiais realizados pelo Executivo e serve de balizador para fiscalização e controle das ações por parte dos vereadores”.

AJURIS -  À tarde, o presidente eleito da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Cláudio Luís Martinewski, entregou ao presidente da Câmara Municipal convite para solenidade de posse da nova gestão da Ajuris para o biênio 2022/23. O ato acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 17 horas, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na av. Aureliano de Figueiredo Pinto nº 80, em Porto Alegre. Cecchim agradeceu a visita e parabenizou os eleitos, dizendo que “a Câmara está à disposição para analisar temas e demandas encaminhados pela entidade e judiciário”. Acompanharam a visita os vice-presidentes eleitos Helena Ruppenthal Cunha (Aposentados) e Daniel Neves Pereira (Cultural).

MÉDICOS – Também, nesta tarde, esteve em visita à presidência do Legislativo o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, acompanhado do diretor Ricardo Pedrini, para falar sobre o plano de carreira dos médicos municipários, como forma de valorização da carreira.

POLÍTICA – No final da tarde, o presidente Cecchim ainda recebeu a visita do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e o diretor executivo da revista Alta Política, Júlio Pujol.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)