Presidente participa do anúncio de demolição do Esqueletão
Anúncio ocorreu no Paço Municipal (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA) Presidente da Câmara participou de ato, junto do prefeito e de secretários municipais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PL), participou na manhã desta segunda-feira (8) do anúncio da demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Obras, André Flores, detalharam o procedimento em cerimônia realizada no Paço Municipal.
"Este prédio, que teve sua construção abandonada na década de 1950 e nunca foi concluído, é um símbolo da negligência e da falta de urbanismo no Centro de Porto Alegre", afirmou Mauro Pinheiro. Para o vereador, a demolição do Esqueletão irá representar um passo importante na revitalização da região. "Fico feliz por ver o prefeito preocupado com a reestruturação do Centro Histórico. Tenho a convicção de que precisamos aproveitar cada vez mais o Centro de Porto Alegre", destacou.
Esqueletão
O prédio está localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro Histórico, e foi projetado inicialmente como uma galeria de 19 andares. A empresa responsável pela obra decretou falência e as obras foram abandonadas em 1957. Nas décadas seguintes, houve diversas iniciativas para regularizar o edifício por parte da Prefeitura, porém, o imóvel nunca recebeu licença de operação. Em 2002, o Corpo de Bombeiros constatou riscos de incêndio na infraestrutura do prédio.
Com o intuito de tornar o procedimento o mais seguro possível e reduzir os transtornos à comunidade, foi apresentada a proposta de uma demolição mista (método convencional e implosão). A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), que coordena a ação, estima em quatro meses o período necessário para concluir a demolição. O custo será de R$ 3,79 milhões. A empresa responsável pelo serviço é a Demolidora FBI.