SAÚDE MENTAL

Prevenção do suicídio é pauta no Grande Expediente da Câmara de Vereadores

Grande Expediente - Prevenção ao Suicídio
Grande Expediente - Prevenção ao Suicídio

O mês de setembro já chegou ao fim, mas a Campanha de Prevenção ao Suicídio e da Valorização da Vida está sendo abordada mais uma vez na Tribuna da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na tarde de hoje, 25 de outubro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, fez um pronunciamento sobre saúde mental e o tema de prevenção ao suicídio no Grande Expediente da Câmara.

A Vereadora iniciou suas palavras abordando sobre a importância de discutir a respeito da prevenção ao suicídio, acabando com o tabu sobre o assunto. Segundo a parlamentar, “precisamos sim falar sobre suicídio, mas da forma correta, falando sobre fatores de risco e proteção, sinais de alerta, como ajudar, o que não falar e, principalmente, sobre a saúde mental”. Ainda em seu discurso, a Vereadora ressaltou que “casos de suicídio poderiam ter sido evitados, se tivesse sido falado sobre este assunto, mas falar sem julgamentos”. Durante a sua fala, a parlamentar citou diversos exemplos, incentivando as pessoas a compreenderem e estenderem a mão para quem mais precisa.

O Grande Expediente da Câmara também foi utilizado para apresentar dados a respeito do suicídio. Segundo as informações trazidas pela Vereadora, anualmente, entre 800 mil e 1 milhão de pessoas tiram a própria vida em todo o mundo, sendo a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos, mas também atinge idosos acima dos 60 anos, com uma vítima a cada 45 segundos no Brasil. “Conforme estudos, de 90 a 95% dos casos,  o suicídio sempre está relacionado à alguma doença mental, sendo a depressão a principal delas, e também o transtorno de humor e dependência química. Trata-se de um problema sério de saúde pública”, ressalta Tanise. 

A Vereadora também compartilhou que durante o mês de setembro foram feitas diversas ações de conscientização, como: entrega de um pin na cor amarela e um informativo sobre o tema  na entrada da CMPA; panfletagem em frente ao Mercado Público de Porto Alegre; e a Caminhada Juntos Pela Vida, realizada no Brique da Redenção. Além disso, a Parlamentar solicitou algumas demandas ao Prefeito Sebastião Melo, as quais foram atendidas, como a colocação de publicidade na parte traseira de 20 ônibus do transporte coletivo municipal da Carris (busdoor) com a divulgação do setembro amarelo, a realização de palestras para os servidores da prefeitura sobre a valorização da vida e palestra para os professores da rede escolar municipal para ajudá-los a identificar sinais de alerta e formas de ajuda. Por fim, foi solicitada uma divulgação nos relógios públicos sobre o setembro amarelo em diversos pontos da cidade, o que também foi atendido pelo Prefeito e mais 60 relógios foram estampados com a campanha. 

A Vereadora também agradeceu a mesa diretora da Câmara de Vereadores no sentido de promover a iluminação da casa na cor amarela por 15 dias e colocação de outdoor na farente da Câmara com a publicação do setembro amarelo. Outra ação em parceria com a casa legislativa foi a pauta do setembro amarelo na COSMAN (Comissão de Saúde e Meio ambiente) no dia 14 de setembro. 

Finalizando o seu discurso, a Vereadora parabenizou o excelente trabalho que o Centro de Valorização da Vida (CVV) está realizando na prevenção do suicídio. O CVV é uma ONG nacional que conta com cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos, que prestam serviço gratuito aos que precisam conversar sobre seus sentimentos, dores, descobertas, dificuldades e alegrias, atendendo em média 10 mil pessoas por dia. Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. A Vereadora concluiu seu discurso dizendo que “na verdade, a pessoa que atenta contra a própria vida não quer morrer, ela quer desesperadamente viver, precisamos perceber isso e acolher aqueles que necessitam de amparo”.