Comissão

Previmpa prevê agilizar em abril pedidos de aposentadoria represados

  • Previmpa
    Há 500 processos de aposentadoria na fila para análise pelo órgão (Foto: Alex Rocha/PMPA)
  • Reunião para arguição pública do Diretor-Geral e para o cargo em comissão de Diretora Financeira e Previdenciária do Previmpa. Com as vereadoras Mari Pimentel, Biga Pereira e o vereador João Bosco Vaz
    Behlke e Luciana (esq. na foto) compareceram à Cefor na manhã desta terça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Economia e Finanças (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviu hoje (14/3) o diretor-geral do Previmpa, Fabiano Prates Behlke, e a diretora previdenciária do órgão, Luciana Eidt, que assumiram os cargos neste ano. A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, vereadora Mari Pimentel (Novo).

Aposentadorias

Os novos diretores do Previmpa reconheceram que o grande desafio para o órgão no curto prazo é acabar com a fila de pedidos de aposentadoria represados, que hoje está em 500, sendo 50 de servidores da Câmara. Conforme Luciana, os esforços da equipe já começam a dar resultado, pois no início do ano havia 870 pedidos na fila. Behlke acrescentou que os processos serão agilizados a partir de abril, quando deve entrar em funcionamento um software previdenciário adquirido pelo Previmpa por R$ 3,7 milhões. "Este novo sistema é um marco para o Previmpa", observou o diretor-geral.

Finanças

Questionado pelos vereadores da comissão sobre as finanças do órgão, o diretor-geral informou que o patrimônio atual do regime capitalizado chega a R$ 3,6 bilhões. Este capital está investido em títulos do governo e em fundos de renda fixa e variável. "A meta atuarial para 2023 é de obtermos um rendimento de 5,75%, mais a variação da inflação pelo IPCA", explicou Behlke. Em 2022, conforme ele, o Previmpa obteve retorno de 9,4% nos investimentos. Destacou ainda que Porto Alegre é capital brasileira que possui o regime próprio de previdência com mais recursos em caixa.

Currículos

Behlke é formado em Administração e funcionário de carreira da Prefeitura desde 2003. Está concluindo graduação em Economia e, em 2022, foi diretor-geral adjunto do Previmpa.

Luciana é servidora municipal desde 1996. Formada em Informática, atua no Previmpa desde 2005. Já ocupou o cargo de diretora previdenciária entre 2011 e 2020.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)