Plenário

Primeira carta sindical de agências de propaganda faz 40 anos

A Câmara Municipal homenageou o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul

Transcurso dos 40 anos da concessão da primeira carta sindical patronal de Agências de Propaganda. Oradores: Dorotéo Fagundes, jornalista e radialista representante das agências, Airton Rocha, presidente do Conselho de Administração da ALAP, Fernando Silveira, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do RS, João Firme de Oliveira, presidente do instituto Ver. Heríodo Andrade.
Vereadores e vereadoras receberam representantes da propaganda no plenário (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (2/4) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi dedicado ao transcurso dos 40 anos de concessão da primeira carta sindical patronal de agências de propaganda, expedida para o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Na oportunidade, os vereadores e as vereadoras receberam o presidente do Instituto Ver Hesíodo Andrade, João Firme de Oliveira; o presidente do Sinapro-RS, Fernando Silveira; o presidente do Conselho de Administração da Associação Latina Americana de Propaganda (Alap), Airton Rocha; e os jornalistas Lauro Quadros e Dorotéo Fagundes.

Em nome da Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Valter Nagelstein (PMDB), falou da alegria de celebrar a existência da entidade sindical. Para ele, o sindicato é um ponto de convergência, no qual se encontra o jornalismo, a democracia e a liberdade. “E a propaganda faz parte disso, pois é o vetor que alimenta este processo”. De acordo com o vereador, mesmo que às vezes o processo seja submetido a interesses circunstanciais, a propaganda tem seus próprios instrumentos e se faz essencial.  Ao destacar que o Sinapro-RS é a primeira instituição a receber a carta sindical no Brasil, Nagelstein disse que foi o avanço de um setor muito importante. “O Rio Grande do Sul foi precursor nisto e em outras áreas. A primeira transmissão em cores na TV brasileira foi da Festa da Uva em Caxias do Sul”, lembrou. A criação do Festival Internacional da Propaganda também foi mencionada por ele, que, em sua observação, é um evento que organiza e centraliza todas as forças do setor. No restante de seu pronunciamento, Nagelstein falou da importância da liberdade de opinião, de crença e de expressão na democracia. “Que estes 40 anos do protagonismo [do sindicato] sirvam de exemplo à sociedade”, disse.

“Sindicato pioneiro que muito nos orgulha”, disse Mônica Leal (PP) também manifestando sua admiração pelo trabalho da instituição. Conforme a vereadora, a entidade tem um trabalho realizado de forma organizada que contribui para o desenvolvimento da área publicitária gaúcha. A constante atualização e a forma de atuação do sindicato também foram pontos destacados por ela, que ressaltou a importância de manter a qualidade dentro dos princípios da ética e do respeito com transparência.    

Para Idenir Cecchim (PMDB), muitas vezes a Câmara tem a oportunidade de homenagear pessoas que fazem o bem para a cidade. No entanto, hoje a Casa homenageou homens que não se preocupam apenas com o setor da propaganda, mas também que ajudam outras instituições de trabalho social. “São vencedores pelo coração e pela alma”, disse, ao parabenizar os presentes homenageados por todos os anos em que estão em atividade.    

Agradecendo o reconhecimento da Câmara, Fernando Silveira, presidente do Sinapro-RS, fez um resgate de momentos históricos do sindicato e das lutas em torno da causa. Como sendo a primeira entidade do ramo a atuar no país, Silveira contou que os demais estados brasileiros passaram a seguir o mesmo caminho da organização. A busca pela reinvenção do setor foi outro ponto destacado por ele, que acredita que as transformações do campo da comunicação impactam o mercado. “Atualmente, planejar, criar e operacionalizar já não são suficientes”, disse em relação ao atendimento de clientes. Segundo Silveira, a tecnologia – como ferramenta digital – possibilitou mais canais para área. O presidente do sindicato ainda frisou algumas funções da entidade, como assessoria jurídica e demais conteúdos relacionados à gestão. O Sinapro-RS atua em mais de 200 editais públicos, com entorno de 80 associados.  

Após a entrega do diploma alusivo à homenagem, o jornalista Doróteo Fagundes afirmou ser um momento oportuno para a comunicação, através da publicidade e propaganda. Ele aproveitou para noticiar que a Alap voltará a realizar o Festival Mundial de Publicidade em Paris. De acordo com ele, a associação realizou a primeira edição extraordinária em 2004, e a próxima deverá acontecer em setembro, em Paris, e na cidade de Gramado, em outubro deste ano. Dentre os diversos homenageados no festival, Fagundes anunciou que o Legislativo de Porto Alegre receberá, em Paris, o Galo de Gramado, devido à lei municipal que prevê o Teste do Olhinho, exame clínico parte da triagem neonatal para diagnóstico de catarata e glaucoma congênito. A lei se originou de um projeto do vereador Aldacir Oliboni (PT). 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)