Comissões

Programa de Reabilitação do Centro Histórico é apresentado na Cuthab

  • Reunião para debate do Plano  Diretor e Centro Histórico.
    Secretário Germano Bremm disse que proposta de Lei Complementar será enviada à Câmara (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Reunião para debate do Plano  Diretor e Centro Histórico.
    Presidente da Cuthab, Cassiá Carpes (PP) defendeu "Centro Histórico mais humano" (Foto: Martha Izabel/CMPA)

A reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada na manhã de terça-feira (11/5), contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, que apresentou o "Programa de Reabilitação do Centro Histórico". A iniciativa será enviada para apreciação dos vereadores como Projeto de Lei Complementar.

 

O secretário argumentou que as propostas contemplam uma série de ações para desenvolvimento de projetos urbanos públicos e privados, com o principal objetivo de requalificar o Centro da Capital. "Não há dúvidas que o nosso Centro, ao longo dos anos, vem sofrendo com degradação e abandono. O prefeito Melo assumiu com essa missão e designou todos os secretários para trabalhar com ações para requalificar o Centro Histórico, incluindo segurança, zeladoria, habitação e desenvolvimento econômico. Uma delas é o projeto desenvolvido pela nossa Secretaria, com o desafio de levar a população para o Centro, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento. Para isso, precisamos mudar alguns parâmetros, principalmente do Plano Diretor", acrescentou. O secretário esteve acompanhado da diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patricia Tschoepke, e da coordenadora de Planejamento Urbano, Vaneska Henrique, ambas arquitetas.

 

O presidente da Cuthab, vereador Cassiá Carpes (PP), lembrou da cultura que os porto-alegrenses têm de ir ao Centro e que lá é um termômetro da cidade. "Nada melhor do que fazermos essa discussão aqui, para ouvir propostas, sugestões e criar este diálogo, buscando um Centro mais humano", disse.

 

O vereador Hamilton Sossmeier (PTB) concordou com a necessidade da revitalização de um dos cartões postais de Porto Alegre. "Muito importante, quando fizermos as parcerias privadas, que tenham a segurança jurídica sobre a burocracia. É um tema importante para todos nós e uma grande iniciativa da comissão. Sobre a questão da mobilidade, esta é uma questão de todos os centros no mundo e não vejo como um grande problema", finalizou. A reunião contou com a participação de mais de 50 pessoas.

Texto

Grazielle Araujo (reg. prof.12855)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Plano DiretorreabilitaçãoCentro Histórico