TRÂNSITO

Programa Um Dia de Agente promove educação no trânsito para os porto-alegrenses

Entre a programação das ações, está uma rota pela cidade para acompanhar o trabalho dos agentes da EPTC e também uma visita ao setor responsável pela sinalização e montagem dos semáforos na capital

  • Ação da Escola Pública de Mobilidade tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de seguir as normas de trânsito (Foto: Márcio Nunes)
    Ação da Escola Pública de Mobilidade tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de seguir as normas de trânsito (Foto: Márcio Nunes)
  • Vereador Gilson Padeiro (PSDB) foi recebido pelo secretário de Mobilidade Urbana Adão de Castro Júnior, o secretário-adjunto da pasta Matheus Ayres e o diretor-presidente da EPTC Paulo Ramires (Foto: Márcio Nunes)
    Vereador Gilson Padeiro (PSDB) foi recebido pelo secretário Adão de Castro Júnior, o secretário-adjunto Matheus Ayres e o diretor-presidente da EPTC Paulo Ramires (Foto: Márcio Nunes)

O vereador Gilson Padeiro (PSDB) participou do programa Um Dia de Agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na tarde dessa quinta-feira (07). As atividades tiveram início na sede da EPTC, no bairro Azenha, com o acompanhamento das diferentes ações promovidas e organizadas pelo órgão em Porto Alegre com o objetivo de educar a sociedade sobre a mobilidade urbana. Além disso, também foi realizada uma saída com a viatura para contato com a rotina diária de observação e respeito das normas de circulação e conduta na capital.

As ações são desenvolvidas pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC e tem como objetivo contribuir com a educação no trânsito e aproximar a sociedade do trabalho realizado pelos fiscalizadores e gestores da mobilidade urbana na capital. "Fiquei muito feliz de participar dessa ação e aprender mais sobre o trabalho tão importante dos agentes de trânsito que possuem como único objetivo fiscalizar as normas nas ruas da nossa cidade e garantir a segurança de todos" afirma o vereador.

ROTA PELA CIDADE

O roteiro de atividades também envolveu uma visita à sede da Gerência do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV), localizado no bairro Agronomia onde o vereador acompanhou o trabalho de montagem de semáforos e a produção das placas de sinalização no trânsito para a capital. O vereador visitou também o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) da EPTC e acompanhou o atendimento à comunidade que entra em contato com a empresa para buscar mais informações e serviços como a elaboração da credencial de estacionamento para idosos.

"Conhecer quem ajuda a nossa comunidade com orientações sobre como se movimentar pela cidade com segurança foi muito importante e vamos transmitir esse conhecimento para as pessoas" destaca o vereador Gilson Padeiro. 

Durante o trajeto pela cidade para acompanhar a rotina dos agentes, o vereador foi acompanhando dos agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte Denis Pereira, Felipe Grimaldi e Fábio Bueno. Além disso, o coordenador da equipe Diego Marques também participou da agenda com uma apresentação do programa ao vereador. 

Ao final do encontro, o vereador aproveitou para conversar e elogiar o projeto e o trabalho dos agentes junto ao secretário de Mobilidade Urbana Adão de Castro Júnior, o secretário-adjunto da pasta Matheus Ayres e o diretor-presidente da EPTC Paulo Ramires.

O projeto foi lançado em 2020 com o objetivo de promover a Política Nacional de Trânsito em Porto Alegre, a Escola Pública de Mobilidade da EPTC possui como missão executar ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, da mobilidade e da segurança na circulação do trânsito e do transporte. 

Texto

Márcio Nunes (reg. prof. 20534)

Edição

Márcio Nunes (reg. prof. 20534)