Presidência

Projeto Arte Pública visita escultura Estrela Guia II

Sofia e estudantes visitaram obra de arte Foto: Felipe Dalla Valle
Sofia e estudantes visitaram obra de arte Foto: Felipe Dalla Valle
Ao ser convidado a participar do Projeto Espaço Urbano, Espaço Arte, da Prefeitura de Porto Alegre, em 2001, o escultor Gustavo Nakle pensou em produzir algo que simbolizasse a tolerância – “o alicerce da democracia”, segundo ele. Após cerca de um ano de trabalho, nascia, em 2002, a obra Estrela Guia II, localizada na esquina das avenidas Padre Cacique com Edvaldo Pereira Paiva. A escultura recebeu nesta sexta-feira (7/10) a visita do projeto Arte Pública, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Compareceram a presidente da Casa Legislativa, vereadora Sofia Cavedon (PT), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini e jovens da Associação Beneficente Amurt Amurtel, que integram o projeto Jardinar da Câmara.

“Fiz uma estrela que tem a forma de um timão por acreditar que somos capazes de conduzir os nossos destinos. Coloquei no centro da estrela um ícone, a ovelha, por representar um ser pacífico e tolerante”, explicou Nakle, uruguaio que mora em Porto Alegre há 40 anos. “A ovelha tem duas caras, uma feminina e outra masculina, simbolizando a unidade e a atenção vigilante. A estrela como um ideal e como humilde persistência da luz”.

A obra foi feita com concreto armado e azulejos e mede oito metros de altura por seis metros de largura. “Ela provoca inquietação nas pessoas. Alguns perguntam o que é isso? Por que uma ovelha com uma cara humana?”, contou o artista. 

Conforme Nakle, a estrela ficava mais protegida antes, porque não havia uma rua em frente. “Assim, a peça está em perigo”. Outro problema apontado pelo escultor é a falta de iluminação no local. “Gostaria que a estrela ficasse toda iluminada à noite. Agradeceria muito”.

Sofia disse que vai solicitar à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a possibilidade de alteração de trânsito e à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) uma iluminação mais perto da obra.

Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência