Plenário

Projeto assegura suporte psicológico a profissionais da saúde e educação

Visita ao Hospital de Pronto Socorro.
Trabalhadores na linha de frente contra a Covid serão beneficiados (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 66/21, de autoria dos vereadores Claudio Janta (SD) e Psicóloga Tanise Pazzim (PTB), que assegura suporte psicológico e psiquiátrico aos profissionais da saúde que atuem na linha de frente do combate à Covid-19 e aos profissionais da área da educação no município de Porto Alegre. A iniciativa contempla médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, assistentes sociais, atendentes de nutrição e professores.

Conforme a iniciativa, o referido suporte poderá ser realizado de forma presencial, virtual ou por teleconsulta, a partir de convênios entre o município e profissionais liberais, institutos e clínicas de atendimento de psicoterapia, faculdades e universidades que tenham curso de graduação em psicologia, universidades que tenham programa de pós-graduação em psicologia clínica e instituições que atuam por meio de voluntariado para atendimento psicológico ou psiquiátrico. Ao Executivo, caberá designar as formas de realização dos convênios e do voluntariado.

Os autores da proposição apontam que “muitos desses profissionais não tinham problemas psíquicos, porém, passaram a desenvolver devido à intensidade e à gravidade da pandemia causada pela Covid-19. Por isso, é importante oferecer apoio àqueles que estão no combate, dia a dia, contra essa crise mundial. É fundamental manter a saúde mental dos servidores, tanto da saúde como da educação, para auxiliar no processo de trabalho, garantindo o atendimento com qualidade aos pacientes e aos alunos e preservando o servidor, que está sendo bastante exigido nesse momento”.

 

 

 

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)2