Projeto autoriza Prefeitura a remover fiação solta em postes
Proposta busca garantir segurança à população (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA) Marcos Felipi (Cidadania) (Foto: Fernando Antunes/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que autoriza a Prefeitura a remover a fiação instalada em postes até quatro metros do solo. A proposta é de autoria do vereador Marcos Felipi (Cidadania).
O projeto prevê a remoção de fiação solta, exposta, rompida, excedente ou abandonada. A Prefeitura ou a empresa contratada para a remoção deverá registrar o antes e o depois de cada recolhimento, com o objetivo de comprovar a efetividade, a eficiência e a quantidade de material removido.
"A existência de fios abandonados nos postes é um problema frequente que, há décadas, vem se agravando no Município, impactando diretamente na segurança dos munícipes e também na aparência da área urbana, afetando inclusive a segurança no trânsito, pois muitas placas de sinalização ficam encobertas pelas bobinas de fios excedentes nos postes localizados nas calçadas. Na mesma toada, é flagrante a necessidade de limpeza da fiação solta nos postes", justifica o autor.