Projeto busca dar autonomia para vítimas de violência doméstica
Proposta visa auxiliar mulheres a romper ciclo de violência (Foto: Ederson Nunes/CMPA) Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui na Capital a Campanha Tem Saída, com o objetivo de promover a autonomia financeira e profissional de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A proposta é da vereadora Cláudia Araújo (PSD).
O texto prevê as seguintes ações: campanhas de conscientização sobre a importância da valorização e da contratação do público-alvo; incentivo à qualificação e à capacitação profissional por meio da realização de cursos, oficinas, workshops e outras atividades formativas; fomento à inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de oportunidades de emprego e estágio, entre outras; mobilização de empresas para a disponibilização de vagas destinadas às mulheres em situação de violência; e facilitação no contato entre o público-alvo e as empresas com vagas disponíveis.
“As mulheres que sofrem violência doméstica, muitas vezes, continuam a suportar essa situação por medo, vergonha ou dependência financeira. Podem se sentir dependentes financeiramente do parceiro violento por não terem um emprego ou por não terem os meios para sustentar a si mesmas e a seus filhos”, afirma Cláudia na exposição de motivos do projeto. “A abordagem da campanha, com foco na autonomia financeira e profissional das vítimas, é uma estratégia eficiente para ajudá-las a romper o ciclo de violência e reconstruir suas vidas”, defende a vereadora.