Plenário

Projeto cria a Semana do Meio Ambiente da Câmara

Árvores na Praça da Alfândega.
A Semana promoverá ações para a proteção dos bens naturais (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

De acordo com um projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Porto Alegre poderá ter sua Semana do Meio Ambiente, a ser incluída no calendário anual do Legislativo. O PL tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural e prevê que as atividades sejam realizadas na primeira semana do mês de junho, que a Casa disponibilize espaços próprios para os eventos e que sejam formadas parcerias com a sociedade civil e com a iniciativa privada para viabilizá-los.

Conforme os integrantes da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é “uma data extremamente importante para a conservação da natureza”, já que a ascensão de atividades humanas tem ocasionado graves problemas de degradação ambiental". Para a Mesa, “é fundamental que a sociedade desenvolva mecanismos práticos e efetivos no que tange à busca da conservação e da preservação dos sistemas naturais” e que a Semana na Câmara promova com os funcionários "ações que impactem e conscientizem sobre os males da destruição da natureza e incentive a criação de hábitos que ajudem na preservação do meio ambiente”. 

Para os parlamentares, “o Poder Legislativo e as instituições democráticas de um modo geral devem assumir sua responsabilidade, em conjunto com a população, sobre a preservação do ambiente natural e em defesa da sustentabilidade e da biodiversidade”.  Além disso, lembram que, no mês de junho, são realizadas atividades em prol da defesa da natureza no mundo inteiro. 

Dia Mundial do Meio Ambiente

Criado em 15 de dezembro de 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo, o Dia Mundial do Meio Ambiente almeja servir de inspiração e orientação à humanidade para a preservação e a melhoria do ambiente humano através da conscientização sobre os temas ambientais. Foi a partir dessa convenção que se iniciou um movimento mundial para modificar a maneira de utilizar os recursos naturais com a intenção de promover sua preservação. 

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)