Plenário

Projeto dá nome de Harrysson Curtys a praça no Parque Condor

Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Tonico Alvares
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB) que denomina Praça Harrysson Curtys Testa o logradouro público cadastrado conhecido como Praça 2088, localizado no Parque Empresarial Condor.

Harrysson Curtys Testa nasceu em 14 de novembro de 1929, na cidade gaúcha de Passo Fundo, filho de Orestes Testa e Genebra Giacomazzi Testa. Faleceu aos 65 anos de idade, em 18 de outubro de 1993, após um infarto agudo do miocárdio, em Porto Alegre. Militar reformado, foi casado com Nice Yêda Moreira Testa.

Em março de 1946, ingressou na Força Aérea Brasileira, tendo se formado na Escola Técnica de Aviação aos 18 anos. Logo a seguir, recebeu o brevê de piloto aviador. Serviu no campo de Marte, em São Paulo, na diretoria de rotas do Rio de Janeiro, tendo seguido, em 1º de julho de 1949, para Belém do Pará, onde fez parte da turma de Pioneiros da Amazônia, como chefe de equipe volante do serviço de Rotas Aéreas.

"Curtys foi presidente e fundador do Aeroclube de Santarém, tendo sido também diretor-técnico do Aeroclube de Teresina e Parnaíba, no Piauí. Frequentou todos os cursos de eletrônica do Ministério da Aeronáutica e os cursos proporcionados por campanhas estrangeiras, como a Collins, a Marco Lear, a King Motorola e a Bendix, e especializou-se em sistema elétrico e eletrônico de aeronaves", ressaltou o vereador.

Harrysson inventou ainda um aparelho que eliminava as baterias para partidas em aviões a jato e turbo hélice. Formou-se em língua japonesa no curso de extensão universitária na Universidade do Rio Grande do Sul – URGS. Em razão da sua especialidade, teve que aprender várias línguas, como o inglês, o francês, o italiano e o espanhol.


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)