PLENÁRIO

Projeto declara blocos e bandas de Carnaval como patrimônio cultural

  • Carnaval bloco de rua Foto Alex Rocha PMPA
    Proposta busca apoiar blocos de rua e bandas de Carnaval (Foto: Alex Rocha/PMPA)
  • Retrato - Vereadora Natasha Ferreira.
    Natasha Ferreira (PT) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA - Uso público, resguardado o crédito)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que declara os blocos de rua e as bandas de Carnaval como patrimônio cultural imaterial do município. A proposta é da vereadora Natasha Ferreira (PT).

O texto estabelece que o Executivo deve adotar medidas para a preservação, a valorização e a promoção da livre circulação no espaço público e do desfile dos blocos e das bandas de Carnaval. As medidas incluem apoio financeiro e logístico para a realização de eventos e de desfiles; criação de programas de incentivo à participação popular e à formação de novos blocos e bandas; e promoção de campanhas educativas sobre a importância cultural dos blocos de rua e das bandas.

“Os blocos e as bandas desempenham um papel fundamental na preservação e na promoção da rica herança cultural do Carnaval. Sem fins lucrativos e sem cobrança de ingresso, os blocos de carnaval de rua de Porto Alegre realizam um circuito da folia de acesso livre, gratuito e universal”, destaca a vereadora na exposição de motivos do projeto. A iniciativa “contribuirá para a continuidade e o fortalecimento das atividades carnavalescas, garantindo o apoio necessário para a realização de eventos e desfiles”, complementa.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)