PLENÁRIO

Projeto declara Correio do Povo como patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre

Fachada do Correio do Povo, Jornal, Correio, Prédio, Caldas Jr
Prédio do jornal Correio do Povo, localizado na Rua Caldas Júnior, no Centro de Porto Alegre (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei que declara o jornal Correio do Povo como patrimônio histórico-cultural do município de Porto Alegre. A iniciativa é do vereador Carlo Carotenuto (Republicanos).

Conforme a exposição de motivos, o jornal Correio do Povo, fundado em 1º de outubro de 1895, é um dos mais importantes e longevos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e do Brasil. Sua relevância transcende o campo jornalístico, consolidando-se como parte fundamental da história, da cultura e da identidade do município de Porto Alegre.

De acordo com o vereador, a proposta de declarar o Correio do Povo como integrante do patrimônio histórico e cultural do município de Porto Alegre justifica-se pelo impacto cultural e informativo do jornal. “Durante sua trajetória, ele não apenas noticiou fatos, mas também influenciou o debate público e a formação da opinião da sociedade gaúcha. O jornal destacou-se ainda por seu compromisso com a imparcialidade, sendo um referencial de jornalismo sério e investigativo, mesmo em tempos de crise política e restrições democráticas”, argumenta Carotenuto.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)