Projeto declara Correio do Povo como patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei que declara o jornal Correio do Povo como patrimônio histórico-cultural do município de Porto Alegre. A iniciativa é do vereador Carlo Carotenuto (Republicanos).
Conforme a exposição de motivos, o jornal Correio do Povo, fundado em 1º de outubro de 1895, é um dos mais importantes e longevos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e do Brasil. Sua relevância transcende o campo jornalístico, consolidando-se como parte fundamental da história, da cultura e da identidade do município de Porto Alegre.
De acordo com o vereador, a proposta de declarar o Correio do Povo como integrante do patrimônio histórico e cultural do município de Porto Alegre justifica-se pelo impacto cultural e informativo do jornal. “Durante sua trajetória, ele não apenas noticiou fatos, mas também influenciou o debate público e a formação da opinião da sociedade gaúcha. O jornal destacou-se ainda por seu compromisso com a imparcialidade, sendo um referencial de jornalismo sério e investigativo, mesmo em tempos de crise política e restrições democráticas”, argumenta Carotenuto.