Plenário

Projeto define regras de governança pública no município

  • Prefeito Sebastião Melo, Presidente Marcio Bins Ely, secretários, vereadores e servidores celebram termo de colaboração entre a Escola de Gestão Pública e a Escola do Legislativo.  Na oportunidade, o prefeito entregou documento retirando a urgência da Reforma da Previdência Municipal
    Intenção do projeto é estabelecer regras para uma boa governança (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Moisés Maluco do Bem na tribuna
    Moisés Maluco do Bem (PSDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que estabelece disposições sobre a política de governança da Administração Direta e Indireta do Município de Porto Alegre. A proposta é de autoria do vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB) e define os princípios, as diretrizes e os mecanismos da governança pública da Capital.

Conforme o projeto, os princípios incluem capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência. Os mecanismos previstos na proposta são integridade, competência, responsabilidade e motivação.

Entre as diretrizes apontadas no projeto estão as seguintes: direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras; promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos; monitorar o desempenho e avaliar a concepção, a implementação e os resultados das políticas e das ações prioritárias; implementar controles internos fundamentados na gestão de risco; e promover a comunicação aberta, voluntária e transparente das atividades e dos resultados da organização, de maneira a fortalecer o acesso público à informação.

"Ter um conjunto predefinido de regras formais que favoreça a formulação e a implementação de políticas e serviços públicos que de fato atenderão às necessidades da sociedade é estabelecer uma boa governança. Por isso, apresento este tema tão atual e desafiador para que juntos possamos construir uma estrutura normativa que estabeleça uma política pública municipal voltada a governança através das boas práticas administrativas para o atingimento de uma melhor prestação do serviço público eficiente à sociedade", explica o vereador.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)