Plenário

Projeto denomina Parque Jaime Lerner o trecho 3 da Orla

  • Trecho 3 da Orla do Guaíba
    Trecho 3 foi aberto ao público no final de semana
  • Audiência pública para tratar do projeto de revitalização da orla do Guaíba
    Jaime Lerner idealizou o projeto arquitetônico de revitalização da orla (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que denomina de Parque Jaime Lerner o trecho 3 da Orla do Guaíba, localizado entre a Foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. A proposta é de autoria do vereador Ramiro Rosário (PSDB). O novo trecho foi aberto ao público neste final de semana (24/10).

Jaime Lerner foi o idealizador do projeto de revitalização da Orla do Guaíba em Porto Alegre. Ele faleceu na madrugada do dia 27 de maio de 2021 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, aos 83 anos.

Nascido numa família de imigrantes judeus poloneses, Lerner estudou em escolas públicas até o secundário. Obteve sua graduação pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964. Em 1965, participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelo Plano Diretor da cidade.

Pelo edifício-sede da Polícia Federal em Brasília, foi premiado no Concurso Nacional de Projetos em 1967. Em 2007, recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)