Plenário

Projeto determina presença de cobrador nos ônibus

Proposta define papéis nos coletivos para impedir que o motorista desvie a atenção do trânsito.

Bancada do Psol ao microfone: vereadores Professor Alex, Roberto Robaina e Fernanda Melchionna
Vereadores Prof. Alex, Robaina e Fernanda, da bancada do PSOL (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei  da bancada do PSOL que tem por objetivo tornar indispensável e enaltecer a figura do cobrador, para não permitir que o motorista execute tarefas que possam desviar sua atenção "do trânsito caótico da cidade". A proposta define as funções desempenhadas pelos cobradores e pelos motoristas nos ônibus da Capital, destacando como de fundamental importância a presença dos cobradores. "Suprimir as funções do cobrador e sobrecarregar o motorista de ônibus significa precarizar um serviço que deve ser qualificado e não menosprezado", afirmam. 

De acordo com os três vereadores do PSOL (Fernanda Melchionna, Prof. Alex Fraga e Roberto Robaina), a individualização das tarefas e, sobretudo, a ação coordenada dos rodoviários dentro dos coletivos tornam-se fundamentais, inclusive para garantir uma segurança maior aos usuários e proporcionar um serviço de melhor qualidade. "Sob nenhuma hipótese deve ser tarefa do motorista a cobrança de valores da tarifa de ônibus, mediante cobrança via bilhetagem eletrônica ou moeda corrente, no transcorrer dos itinerários, bem como a operação da plataforma para pessoas com deficiência e a manutenção mecânica dos coletivos.

O projeto altera o parágrafo 2º do artigo 34 da Lei nº 8.133, de 12 de janeiro de 1998 - que dispõe sobre o Sistema de Transporte e Circulação no Município de Porto Alegre.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)