Projeto inclui festa religiosa no calendário oficial
Entrou em discussão preliminar de pauta, na sessão desta quarta-feira (14/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto que inclui a Festa de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho ou no domingo seguinte, no Calendário Mensal de Atividades de Município. O projeto, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), pretende homenagear a devoção dos moraneses a Nossa Senhora del Carmine, data trazida para Porto Alegra pelos imigrantes italianos que chegaram à Capital no início do século XX.
Morano Calabro (Murenu, em dialeto moranês), fundada pelos romanos em meados do século II a.C., é uma comuna italiana da região da Calábria, província de Cosenza, com cerca de 4.795 habitantes. Porto Alegre é cidade-irmã de Morano Calabro desde 15 de janeiro de 1982. A integração foi firmada com o objetivo de criar relações e mecanismos em nível econômico e cultural por meio dos quais as cidades estabelecem laços de cooperação.
Desde os anos 1930, até hoje, os residentes moraneses de nossa cidade frequentam a Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Loureiro da Silva, no Bairro Cidade Baixa, participando de todas as novenas. Desde então, todos os anos, no dia 16 de julho, realiza-se a Festa de Nossa Senhora do Carmo, sendo que, quando a data cai em dia comum de semana, a Festa é transferida para o domingo imediatamente seguinte, conta o parlamentar.
Segundo o vereador, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, além de congregar os nascidos em Morano Calabro e seus descendentes, conta atualmente com a participação de muitas outras pessoas, cuja ligação com o evento é por afinidade ou devoção. A Festa de Nossa Senhora del Carmine está inteiramente integrada ao espírito gemellaggio assinado em 1982, isto querendo dizer que Morano Calabro e Porto Alegre, por Decreto, sim, mas também por muito amor e grande devoção a Nossa Senhora del Carmine, são verdadeiras cidades fratelli, explica Nedel.
Texto: Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)