Projeto institui Programa de Oficinas Descentralizadas para Mulheres 50+

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui o Programa de Oficinas Descentralizadas para Mulheres 50+. De autoria da vereadora Biga Pereira (PCdoB), o Programa tem o objetivo de promover a inclusão, a expressão artística e o fortalecimento da autoestima de mulheres com 50 anos ou mais, por meio de atividades culturais e artísticas em diferentes territórios da cidade.
De acordo com a proposta, o Programa será composto por oficinas gratuitas, nas seguintes modalidades: escrita criativa, com poesia, prosa, memórias e narrativas autorais; teatro, com expressão corporal, improvisação e montagem de espetáculos; dança, com dança contemporânea, dança popular e experimentação livre; artes plásticas, com pintura, colagem e produção visual; e alta costura e customização, com técnicas de costura, reaproveitamento de materiais e economia criativa.
As oficinas serão realizadas em equipamentos culturais e comunitários já existentes, tais como centros culturais, associações de bairro e escolas, garantindo descentralização e acessibilidade. Também priorizará a participação de mulheres residentes em territórios periféricos, promovendo parcerias com organizações comunitárias e coletivos culturais locais.
Na visão da autora, a criação do Programa de Oficinas Descentralizadas para Mulheres 50+ em Porto Alegre justifica-se pela necessidade de valorização dessa população, proporcionando espaços de expressão, convivência e aprendizado e, assim, contribuindo para uma cidade mais inclusiva, participativa e culturalmente ativa.